SPPCV lança vídeo de sensibilização sobre escoliose para crianças
DATA
03/10/2018 18:02:57
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




SPPCV lança vídeo de sensibilização sobre escoliose para crianças

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) lançou um vídeo de sensibilização sobre a escoliose dirigido a alunos das escolas secundárias.

“A escoliose é uma deformidade em rotação da coluna vertebral com um ângulo superior a 10 graus que afeta principalmente adolescentes do sexo feminino. Os principais sinais de alerta são os ombros e ancas a alturas diferentes, a inclinação do corpo para um dos lados, e uma tumefação nas costas quando as crianças se dobram”, explica o presidente da SPPCV, Manuel Tavares de Matos.

As escolioses com menos de 20-25 graus exigem apenas uma vigilância regular até à conclusão do crescimento da coluna vertebral. Já em escolioses com uma curvatura entre os 20-25 e os 40-45 graus em adolescentes que ainda não terminaram o seu crescimento, o uso de um colete pode ser recomendado para impedir o agravamento da curva.

O tratamento deve ser individualizado e deve ter em conta o risco de progressão da deformidade. É importante salientar que o exercício e a fisioterapia não reduzem a magnitude da curva ou o risco de progressão, mas essas opções podem ser usadas como terapia coadjuvante para melhorar a postura e fortalecer os músculos.

De acordo com os dados estatísticos, estima-se que a escoliose afete cerca de 2 a 3% dos adolescentes.

O Novo Livro Azul tem um passado e um futuro a defender e a promover num novo ciclo
Editorial | Jornal Médico
O Novo Livro Azul tem um passado e um futuro a defender e a promover num novo ciclo

O Novo Livro Azul da APMGF é um desejo e uma necessidade. Volvidos 30 anos é fácil constatar que todos os princípios e valores defendidos no Livro Azul se mantêm incrivelmente atuais, apesar da pertinência do rejuvenescimento que a passagem dos anos aconselha. É necessário pensar, idealizar e projetar a visão sobre os novos centros de saúde, tendo em conta a realidade atual e as exigências e necessidades sentidas no futuro que é já hoje. Estamos a iniciar um novo ciclo!

Mais lidas