Saúde oral: 27,1% dos portugueses nunca foram ao dentista
DATA
08/10/2018 09:52:47
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Saúde oral: 27,1% dos portugueses nunca foram ao dentista

A propósito do Dia Mundial do Sorriso, que se assinalou no passado dia 5 de outubro, o Instituto de Implantologia lembrou a importância de visitar, com regularidade, o médico-dentista.

De acordo com os dados do Barómetro Nacional de Saúde Oral, “92% dos portugueses considera que um sorriso bonito é muito importante”. Contudo, “27,1% dos inquiridos nunca visitam o médico-dentista, ou apenas o fazem em caso de urgência”.

A manutenção de uma boa saúde oral é fundamental para ter um sorriso bonito e saudável, tendo em conta que 68% da população tem falta de dentes.

“Hábitos de higiene oral adequados e consultas regulares com o seu médico dentista podem ajudar na consciencialização do paciente, nomeadamente no que diz respeito a alguns mitos sobre a saúde oral que persistem entre a sociedade”, refere o diretor clínico do Instituto de Implantologia, João Caramês.

As visitas regulares ao médico-dentista são um fator determinante na promoção da saúde e prevenção de doenças orais, de forma a evitar tratamentos mais invasivos e dispendiosos. Além disso, a prevenção e as idas regulares ao dentista são fundamentais não só para cuidados regulares, bem como na prevenção de problemas de saúde mais graves.

2020: Linhas de provocação de uma nova década com novas obrigações para novos contextos
Editorial | Rui Nogueira
2020: Linhas de provocação de uma nova década com novas obrigações para novos contextos

Este ano está quase a terminar e uma nova década vai chegar. O habitual?! Veremos! Na saúde temos uma viragem em curso e tal como há 40 anos, quando foi fundado o Serviço Nacional de Saúde (SNS), há novos enquadramentos, novas responsabilidades, novas ideias e novas soluções.

Mais lidas