Guimarães: Exército disponibiliza consultas gratuitas até domingo
DATA
25/10/2018 12:45:11
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Guimarães: Exército disponibiliza consultas gratuitas até domingo

No âmbito das comemorações do Dia do Exército, que decorrem até domingo em Guimarães, serão realizadas consultas médicas gratuitas de seis especialidades. O objetivo é ajudar a combater as listas de espera no hospital local.

Em comunicado, o Exército refere que serão disponibilizadas consultas nas áreas de Oftalmologia, Cardiologia, Urologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia e Dermatologia, que terão lugar nas instalações do Agrupamento Sanitário, no Paço dos Duques.

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre o Exército e a Administração Regional de Saúde do Norte, o Hospital de Guimarães, o Agrupamento de centros de Saúde do Alto Ave e a Câmara de Guimarães.

“Trabalhamos de braço dado nesta parceria, no sentido de montar um conjunto de iniciativas para apoiar a população em termos de cuidados de saúde. Durante esta semana, estamos a atender doentes necessitados e aqueles que estão em lista de espera no Hospital de Guimarães, colocando os nossos serviços ao dispor da comunidade e das pessoas de Guimarães”, realçou o coronel João de Castro, subdiretor da Divisão de Saúde do Exército, citado no comunicado.

No “hospital de campanha”, a população pode realizar rastreios e consultas, em diversas áreas nomeadamente Oftalmologia, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Ortopedia e Dermatologia.

O comandante da Unidade de Saúde do Exército, tenente Amado Campos, explicou que a estrutura de agrupamento sanitário montada em Guimarães apresenta um módulo de emergência médica e um módulo de consultas.

“É uma unidade autónoma com alguns pormenores importantes, como uma farmácia e uma unidade de produção de oxigénio, em sinal de demonstração de que é possível montar em qualquer sítio uma unidade de hospital de campanha, funcionando em tendas climatizadas, onde temos de tudo o que necessário para um hospital”, referiu.

A "hiperventilação" dos Cuidados de Saúde Primários
Editorial | Joana Romeira Torres
A "hiperventilação" dos Cuidados de Saúde Primários
A Organização Mundial de Saúde alude que os Cuidados de Saúde Primários (CSP) são cruciais para a obtenção de promoção da saúde a nível global. Neste sentido, a Organização Mundial dos Médicos de Família (WONCA) tem estabelecido estratégias que têm permitido marcar posição dos mesmos na comunidade médica geral.

Mais lidas