O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alta Douro (CHTMAD) vai investir 245 mil euros para aperfeiçoar a área da Consulta Externa.
Esta intervenção pretende simplificar o acesso dos utentes aos serviços da consulta externa, com um plano estruturado e estrategicamente definido, bem como “conferir uma conduta de melhoria contínua dos cuidados de saúde prestados à população”, refere a nota do CHTMAD, citada pela agência Lusa.
A concretização do projeto será composta por diferentes etapas e inclui a “reorganização de processos, a revisão dos fluxos de utentes e profissionais, a reestruturação dos espaços físicos, o desenvolvimento de novas normas e procedimentos, a definição de novos padrões culturais e comunicacionais, a implementação de novos hábitos para fomentar a eliminação de desperdício e a rentabilização de recursos”.
O projeto resulta de uma candidatura ao Fundo Social Europeu (COMPETE 2020), à operação designada por SATDAP – Capacitação da Administração Pública, e conta com uma comparticipação de 85%.
A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.