Jornal Médico Grande Público

Maternidade de Viana: Câmara disponibiliza verba para aquisição de novo aparelho
DATA
21/11/2018 11:12:49
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Maternidade de Viana: Câmara disponibiliza verba para aquisição de novo aparelho

A Câmara de Viana do Castelo entregou um cheque de quase 30 mil euros à diretora da Maternidade do Hospital de Santa Luzia, para a aquisição de uma nova central de cardio-ecotomografia.

"Não é um esforço da Câmara Municipal. É uma dádiva dos Vianenses", afirmou o autarca, José Maria Costa, referindo-se ao montante que entregou, explicando que o mesmo resultou da receita de bilheteira de um concerto, em outubro, de Pedro Abrunhosa, no centro cultural da cidade, que a autarquia decidiu reverter para a compra daquele equipamento.

"A Câmara só contribuiu com uma verba pequena que faltava para comprar o aparelho que tem um nome esquisito" ironizou o autarca socialista que destacou a "envolvimento de toda a comunidade para garantir o equipamento a um serviço importante para todo o Alto Minho".

José Maria Costa afirmou que a Câmara "está disponível" para ser parceira da maternidade num "esforço" coletivo para assegurar o seu funcionamento, onde, por ano, nascem cerca de 1.600 bebés de todo o distrito de Viana do Castelo.

O presidente da câmara admitiu ser "um adepto" da descentralização de competências na área da saúde.

"A descentralização não é boa para os municípios, mas é boa para os cidadãos e se é boa para os cidadãos é boa para o país. É um esforço acrescido que temos de fazer. Se podemos fazer melhor com os mesmos recursos, ou com menos um pouco, devemos todos fazer esse esforço para que o acesso dos cidadãos aos serviços públicos de atendimento seja mais eficaz", reforçou.

O presidente do conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), Frankelin Ramos, revelou o serviço será dotado de um novo ecógrafo digital tridimensional, no valor de 60 mil euros.

"O processo de aquisição está muito avançado. O concurso público deverá ficar concluído até final do ano", afirmou o responsável.

Frankelin Ramos adiantou estar a ser desenvolvido o projeto do novo bloco cirúrgico de partos e a reafetação de todo espaço envolvente, num investimento de "vulto", estimado em cerca de 800 mil euros.

A diretora do serviço em causa, Paula Pinheiro, agradeceu o apoio da comunidade local a quem a associação dos Amigos da Maternidade de Viana do Castelo, criada em 2014, lançou um apelo à solidariedade para fazer à falta de recursos matérias para a aquisição do novo aparelho.

Relatório Primavera: verdades e consequências
Editorial
Rui Nogueira
Relatório Primavera: verdades e consequências

“Ó Costa aguenta lá o SNS” foi o pedido de António Arnaut em maio do ano passado, poucos dias antes de nos deixar. Mas o estado da saúde em Portugal está mal ou bem ou vai indo? Está melhor ou pior? O SNS dá as respostas úteis às necessidades de saúde da população? O Relatório de Primavera ajuda a fazer interpretações fundamentadas.

news events box

Mais lidas