XVIII Congresso Nacional da SPDV tem início sexta-feira
DATA
28/11/2018 14:52:47
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


XVIII Congresso Nacional da SPDV tem início sexta-feira

O XVIII Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) realiza-se entre 30 de novembro e 2 de dezembro, no Hotel Mariott Lisboa.

O programa do evento contempla sessões sobre casos clínicos, conferências e comunicações que irão abordar diversas áreas da Dermatologia. Está também prevista a realização de quatro simpósios de formação especializada nas áreas de Tricologia, Dermatologia Cosmética, Cirurgia Dermatológica e Dermatologia baseada na experiência.

O presidente da SPDV, António Massa, considera que “tem sido notório o desinvestimento por parte dos sucessivos decisores políticos da Saúde na Dermatologia como especialidade médica que trata diariamente a complexidade de cerca de três mil doenças de pele e anualmente apoia cerca de metade da população nacional”.

“Os dermatologistas formam-se numa complexa diversidade de doenças e especializam-se pelo fortalecimento da prática clínica e cirúrgica, pelo que não devemos permitir o diagnóstico e o tratamento das doenças de pele via telesaúde ou a outros médicos não dermatologistas”, acrescenta.

Estima-se que este encontro receba cerca de 200 especialistas e internos da Dermatologia nacional.

Consulte o programa completo aqui.

As certezas enganadoras sobre os Outros
Editorial | Mário Santos
As certezas enganadoras sobre os Outros

No processo de reflexão da minha prática clínica, levo em conta para além do meu índice de desempenho geral (IDG) e da satisfação dos meus pacientes, a opinião dos Outros. Não deixo, por isso, de ler as entrevistas cujos destaques despertam em mim o interesse sobre o que pensam e o que esperam das minhas funções, como médico de família. Selecionei alguns títulos divulgados pelo Jornal Médico, que mereceram a minha atenção no último ano: