OMS: Erradicação de poliomielite está em risco
DATA
03/12/2018 11:31:11
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


OMS: Erradicação de poliomielite está em risco

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que o combate à erradicação da poliomielite continua a ser uma emergência de saúde pública.

Depois de uma reunião convocada pela agência de saúde da Organização das Nações Unidas, os especialistas defenderam que, caso a estratégia de erradicação falhe, esta doença incapacitante poderá ressurgir nos próximos anos.

“Estamos perto da eliminação da poliomielite, mas temos que usar todas as nossas ferramentas internacionais para atingir esse fim", disse a chefe do Comité Internacional de Emergência da OMS, Helen Rees.

Recorde-se que a estratégia internacional para erradicar a poliomielite começou em 1988, contudo os esforços estagnaram em países devastados pela guerra, não tendo sido cumpridas as metas estabelecidas.

De acordo com a OMS, as epidemias de poliomielite no Afeganistão e no Paquistão são particularmente preocupantes. Note-se que p número de casos no Afeganistão quase duplicou em 2018.

As certezas enganadoras sobre os Outros
Editorial | Mário Santos, membro da Direção Nacional da APMGF
As certezas enganadoras sobre os Outros

No processo de reflexão da minha prática clínica, levo em conta para além do meu índice de desempenho geral (IDG) e da satisfação dos meus pacientes, a opinião dos Outros. Não deixo, por isso, de ler as entrevistas cujos destaques despertam em mim o interesse sobre o que pensam e o que esperam das minhas funções, como médico de família. Selecionei alguns títulos divulgados pelo Jornal Médico, que mereceram a minha atenção no último ano: