i3S e Hovione Capital abrem candidaturas ao Prémio Inovação em Saúde
DATA
04/12/2018 15:51:46
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



i3S e Hovione Capital abrem candidaturas ao Prémio Inovação em Saúde

Já abriram as candidaturas para a 2.ª edição do i3S/Hovione Capital Health Innovation Prize, um prémio internacional no valor de 35 mil euros que pretende distinguir ideias inovadoras na área da Saúde.

Esta iniciativa tem como objetivo promover novos dispositivos médicos, sistemas de diagnóstico e tecnologias de monitorização do estado de saúde através da criação de start-ups.

Para além de eleger um grande vencedor, através de parcerias com várias entidades que intervêm na inovação do setor da saúde – Nova-CRU, Patentree, SRS Advogados e a Agência Nacional de Inovação (ANI), entre outras – os projetos finalistas poderão receber prémios adicionais atribuídos por estes parceiros. É o caso da ANI, que irá atribuir a distinção Born from Knowledge (BfK) Awards ao melhor projeto “nascido do conhecimento”.

Esta é a segunda vez que a Agência se associa ao i3S/HovioneCapital Health Innovation Prize através do Programa BfK, mas desta vez entregará, para além do troféu “Árvore do Conhecimento”, um prémio monetário de cinco mil euros ao vencedor.

“Na nossa visão, é essencial valorizar o conhecimento produzido, quer porque a criação de novos produtos médicos é uma forma clara de retorno do investimento feito em investigação, quer por a criação de novas empresas conduzir à criação de emprego especializado que absorve os recursos humanos altamente qualificados que temos vindo a formar”, explica o especialista do i3S na transferência de conhecimento, Hugo Prazeres.

Segundo o executivo da Hovione Capital, Gonçalo Andrade, é fácil perceber os motivos que levam o i3S a associar-se “a uma das mais importantes companhias de investimento, a Hovione Capital: para criar um instrumento que incentive investigadores e empreendedores a darem corpo às suas ideias e lançarem-se no desenvolvimento de tecnologias e produtos”.

“Todos saem a ganhar desta parceria: o Instituto por criar uma atmosfera de excelência para a inovação, a Hovione Capital ao ter acesso e participar desde cedo no surgimento de novas ideias e, acima de tudo, os empreendedores por terem uma oportunidade de dar corpo às suas ideias inovadoras”, sublinha João Cortez, envolvido na transferência de conhecimento no i3S e na organização deste concurso.

A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para o dia 4 de fevereiro de 2019, onde é esperada a presença de investidores e entidades relevantes do ecossistema de inovação. Note-se que o processo de candidaturas termina já no próximo dia 15 de janeiro.

Mulher, autonomia e indicadores – uma história de retrocesso?
Editorial | Jornal Médico
Mulher, autonomia e indicadores – uma história de retrocesso?

O regime remuneratório das USF modelo B há muito que é tema para as mais diversas discussões, parecendo ser unânime a opinião de que necessita de uma revisão, inexistente de forma séria desde a sua implementação.