LPCC homenageia José Guimarães dos Santos
DATA
05/12/2018 15:48:12
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


LPCC homenageia José Guimarães dos Santos

O primeiro presidente do IPO do Porto, José Guimarães dos Santos, foi hoje homenageado na Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), onde recebeu o Prémio Nacional de Oncologia da LPCC – Artur Santos Silva.

“A Oncologia em Portugal está bem servida. A unidade nacional de centros oncológicos é boa”, sublinhou José Guimarães dos Santos, lançando ainda apelos à investigação e ao exercício do voluntariado.

Durante a cerimónia, que decorreu esta manhã, o presidente da LPCC, Vítor Veloso, descreveu José Guimarães dos Santos como “uma figura incontornável da oncologia nacional”.

"Sem a LPCC não haveria IPO/Porto, porque os terrenos e as primeiras verbas para construir o edifício foram da LPCC. Mas sem José Guimarães dos Santos, não existiria IPO porque ele impulsionou e não deixou que fosse colonizado por catedráticos da Faculdade Medicina. Foi um grande homem, com grande sabedoria e dinamismo", afirmou Vítor Veloso.

Já o representante do Ministério da Saúde, Nuno Miranda, referiu que José Guimarães dos Santos assistiu “a várias revoluções da cirurgia”, o que faz dele “um grande cirurgião, mas também um grande dirigente”.

O Novo Livro Azul tem um passado e um futuro a defender e a promover num novo ciclo
Editorial | Jornal Médico
O Novo Livro Azul tem um passado e um futuro a defender e a promover num novo ciclo

O Novo Livro Azul da APMGF é um desejo e uma necessidade. Volvidos 30 anos é fácil constatar que todos os princípios e valores defendidos no Livro Azul se mantêm incrivelmente atuais, apesar da pertinência do rejuvenescimento que a passagem dos anos aconselha. É necessário pensar, idealizar e projetar a visão sobre os novos centros de saúde, tendo em conta a realidade atual e as exigências e necessidades sentidas no futuro que é já hoje. Estamos a iniciar um novo ciclo!

Mais lidas