DGS confirma 26 casos de sarampo na região de Lisboa e Vale do Tejo
DATA
06/12/2018 09:51:52
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


DGS confirma 26 casos de sarampo na região de Lisboa e Vale do Tejo

O número de casos de sarampo na região de Lisboa e Vale do Tejo subiu para 26, entre os dias 8 de novembro e 4 de dezembro, revela o último balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Em comunicado, a DGS indica que entre os casos confirmados laboratorialmente, estão 22 adultos e quatro crianças. Além disso, foi confirmada a existência de 25 casos suspeitos com resultado negativo.

Na mesma nota, a DGS dá conta da existência de um surto em Cascais com 19 casos confirmados, com origem num caso importado da Ucrânia. Foi ainda registado um surto em Oeiras com cinco casos confirmados, com origem num caso importado da República Checa.

“Neste período foram ainda confirmados dois casos isolados, sem ligação epidemiológica conhecida aos referidos surtos e que estão a ser investigados”, lê-se na nota, citada pela agência Lusa.

Crónicas de uma pandemia anunciada
Editorial | Jornal Médico
Crónicas de uma pandemia anunciada

Era 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde declarou o estado de Pandemia por COVID-19 e a organização dos serviços saúde, como conhecíamos até então, mudou. Reorganizaram-se serviços, redefiniram-se prioridades, com um fim comum: combater o SARS-CoV-2 e evitar o colapso do Serviço Nacional de Saúde, que, sem pandemia, já vivia em constante sobrecarga.

Mais lidas