DGS: Número de casos de sarampo sobe para 29 na região de Lisboa
DATA
11/12/2018 10:24:23
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


DGS: Número de casos de sarampo sobe para 29 na região de Lisboa

O número de casos de sarampo subiu para 29 desde o dia 8 de novembro até ao final da tarde de segunda-feira na região de Lisboa e Vale do Tejo, avançou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Com base no último balanço da DGS, foram confirmados 24 casos de sarampo em adultos e cinco em crianças. Recorde-se que existem dois surtos distintos: em Cascais (21 casos confirmados), com origem num caso importado na Ucrânia, e em Oeiras (cinco casos confirmados), com origem num caso importado da República Checa.

No mesmo período de tempo "foram ainda confirmados três casos isolados, sem ligação epidemiológica conhecida aos referidos surtos e que estão a ser investigados", afirma a DGS, acrescentando que dos casos investigados 33 tiveram resultado negativo.

De acordo com um relatório da Organização Mundial de Saúde, divulgado no passado mês de novembro, o número de casos de sarampo aumentou em todo o mundo em 2017, causando cerca de 110 mil mortes. Estes valores podem ser explicados pelo facto de vários países terem registado surtos graves e prolongados da doença.

Note-se, no entanto, que desde o ano 2000, foram salvas através da vacinação contra o sarampo mais de 21 milhões de vidas.

Crónicas de uma pandemia anunciada
Editorial | Jornal Médico
Crónicas de uma pandemia anunciada

Era 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde declarou o estado de Pandemia por COVID-19 e a organização dos serviços saúde, como conhecíamos até então, mudou. Reorganizaram-se serviços, redefiniram-se prioridades, com um fim comum: combater o SARS-CoV-2 e evitar o colapso do Serviço Nacional de Saúde, que, sem pandemia, já vivia em constante sobrecarga.

Mais lidas