Reabilitar Alzheimer: Conheça a nova associação focada nos doentes e cuidadores
DATA
12/12/2018 12:30:41
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Reabilitar Alzheimer: Conheça a nova associação focada nos doentes e cuidadores

A Associação Reabilitar Alzheimer foi criada recentemente com o objetivo de ajudar não só os doentes, mas também os cuidadores que lidam diariamente com as doenças neurodegenerativas, em particular com a doença alzheimer.

Composta por uma equipa multidisciplinar que trabalha em áreas como Reabilitação Psicomotora, Psicologia, Ciência da Educação, Gerontologia e Animação Social, a nova associação foca-se na prevenção da doença e nos seus efeitos a médio e longo prazo.

“Aqui focamo-nos nas pessoas e não na doença, através de um trabalho sério, humanizado e realizado da forma mais natural possível”, sublinha um dos colaboradores do projeto, Tiago Jorge.

Segundo uma das técnicas do grupo, Carolina Anjos, a equipa da associação não trabalha com exercício padronizados. “Nós próprios criamos os nossos exercícios, tentando sempre encontro o ponto de estimulação de cada pessoa em cada exercício, indo também ao encontro dos gostos dos doentes, para que a motivação seja ainda maior e fazendo com que adiram de forma quase inconsciente”.

No espaço da Reabilitar Alzheimer, os doentes podem encontrar as respostas terapêuticas de reabilitação neuropsicológica, quer em grupo quer individualmente, reabilitação psicomotora, consulta do cuidador, arteterapia, musicoterapia, relaxamento terapêutico, terapias no domicílio e no exterior e apoio a entidades com pessoas com a doença de alzheimer.

''Nós somos prolongadores da autonomia destas pessoas e que este acompanhamento seja feito de uma forma mais personalizada", nota a equipa.

A associação foca-se, ainda, nas famílias e cuidadores, no sentido de lhes dar ferramentas e de prepará-los para se tomarem “em mais um técnico”, mostrando-lhes “como devem ser encaradas estas terapias e de como devem ser recebidas”.

"O apoio que damos não é só terapêutico, mas também preparamos a pessoa (e as famílias) para que esta tenha armas para combater a doença", conclui a equipa.

Conheça mais sobre a Reabilitar Alzheimer aqui.

O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Editorial | Jornal Médico
O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. Encontrar uma nova visão e adotar uma nova estratégia útil na nossa prática clínica quotidiana. Valorizar as unidades de saúde por estarem a dar as respostas adequadas e seguras é o mínimo que se exige, mas é urgente e inevitável um plano de investimento nos centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

Mais lidas