Ex-ministro da Saúde: O problema maior do SNS é a falta de investimento
DATA
19/12/2018 12:03:01
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Ex-ministro da Saúde: O problema maior do SNS é a falta de investimento

O ex-ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, considera que o maior problema do Serviço Nacional de Saúde (SNS) á a falta de investimento em infraestruturas e em profissionais de saúde.

“A Lei de Bases não vai ser o alfa e o ómega para a resolução dos problemas do SNS. O problema maior hoje é a falta de investimento em infraestruturas e equipamentos e também no edifício das profissões”, disse Campos Fernandes, à margem de um debate promovido pelo PS sobre a nova Lei de Bases da Saúde, que contou com participação da nova ministra e sua sucessora, Marta Temido.

Relativamente à nova lei, o antigo ministro entende que “todos no PS estão de acordo” sobre a necessidade de ter um novo documento, que substitua o atual, que tem já 28 anos.

“O PS é o partido criador do SNS e tem obrigação de ter uma proposta de lei que seja sua e isso não significa que não deva não ser discutido com outras pessoas que não são do PS”, acrescentou o ex-ministro.

COVID e não-COVID: Investimentos para resolver novos e velhos problemas
Editorial | Rui Nogueira, Médico de Família e presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
COVID e não-COVID: Investimentos para resolver novos e velhos problemas

Acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. O estado de emergência terminou e o estado de calamidade passou, mas o problema de saúde mantem-se ativo. É urgente encontrar uma visão inovadora e adotar uma nova estratégia. As unidades de saúde precisam de encontrar respostas adequadas e seguras.

Mais lidas