Aprovado concurso extraordinário de acesso ao Internato Médico
DATA
19/12/2018 16:43:44
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Aprovado concurso extraordinário de acesso ao Internato Médico

O Conselho Nacional da Ordem dos Médicos (OM) acompanhou a votação das propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019, da qual resultou a aprovação de um concurso extraordinário de acesso ao Internato Médico, que deverá abrir já no próximo ano.

Em comunicado enviado ao nosso jornal, a OM “manifesta a sua total discordância quanto à criação deste tipo de concursos”, lembrando que devido ao paradigma atual “de excesso de candidatos face ao número de vagas disponíveis, é ainda mais importante que se respeite a equidade no acesso ao Internato Médico”.

Desta forma, a OM considera “injusto que se alocassem vagas para a formação especializada a um concurso extraordinário, as quais seriam posteriormente sonegadas aos candidatos do concurso regular”.

“Vamos alertar o Ministério da Saúde para esta situação, potenciadora de graves desigualdades entre candidatos à Formação Especializada do Internato Médico, e acompanharemos os desenvolvimentos da mesma, reiterando que a equidade e justiça no acesso ao Internato Médico são valores inalienáveis para a OM”, lê-se no comunicado.

A mudança necessária
Editorial | Jornal Médico
A mudança necessária

Os últimos meses foram vividos por todos nós num contexto absolutamente anormal e inusitado.

Atravessamos tempos difíceis, onde a nossa resistência é colocada à prova em cada dia, realidade que é ainda mais vincada no caso dos médicos e restantes profissionais de saúde. Neste âmbito, os médicos de família merecem certamente uma palavra de especial apreço e reconhecimento, dado o papel absolutamente preponderante que têm vindo a desempenhar no combate à pandemia Covid-19: a esmagadora maioria dos doentes e casos suspeitos está connosco e é seguida por nós.

Mais lidas