Ordem dos Enfermeiros não abdica da categoria de especialista
DATA
20/12/2018 12:41:42
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Ordem dos Enfermeiros não abdica da categoria de especialista

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), Ana Rita Cavaco, frisou que não vai abdicar da categoria de enfermeiro especialista na carreira destes profissionais de saúde.

Para Ana Rita Cavaco, a carreira de enfermagem deve incluir a categoria de enfermeiro especialistas, uma vez que vários estudos têm mostrado que os “cuidados especializados” reduzem a taxa de mortalidade, de internamento e infeções nos hospitais.

“Não reconhecer isto é levar as pessoas a pensarem que há um preconceito em relação aos enfermeiros”, acrescentou.

A defesa da categoria de enfermeiro especialista está entre os motivos que originam à greve dos enfermeiros nos blocos operatórios de cinco hospitais do país, que, até agora, já levou ao adiamento de mais de sete mil cirurgias.

Recorde-se que a reunião entre a ministra da Saúde, Marta Temido, e a bastonária da OE, Ana Rita Cavaco, realizou-se no mesmo dia em que o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses anunciou uma paralisação de quatro dias pela progressão na carreira, , a realizar em janeiro.

A "hiperventilação" dos Cuidados de Saúde Primários
Editorial | Joana Romeira Torres
A "hiperventilação" dos Cuidados de Saúde Primários
A Organização Mundial de Saúde alude que os Cuidados de Saúde Primários (CSP) são cruciais para a obtenção de promoção da saúde a nível global. Neste sentido, a Organização Mundial dos Médicos de Família (WONCA) tem estabelecido estratégias que têm permitido marcar posição dos mesmos na comunidade médica geral.

Mais lidas