Urgência da MAC condicionada por falta de anestesistas
DATA
26/12/2018 09:52:52
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Urgência da MAC condicionada por falta de anestesistas

A Urgência da Maternidade Alfredo da Costa (MAC) funcionou com apenas um anestesista, nos dias 24 e 25 de novembro, uma situação considerada inédita pela diretora daquele serviço.

“Há escassez de recursos humanos, nomeadamente, muito sentidos ao nível da anestesia. Obviamente não é uma situação desejável, nunca tinha acontecido desta forma, mas o que é facto é que, felizmente, no Serviço Nacional de Saúde funcionamos em rede e as grávidas podem estar tranquilas que será assegurado o atendimento e o internamento noutros hospitais”, afirmou Clara Soares à RTP.

De acordo com a responsável, esta situação não irá repetir-se na passagem de ano. “No final do ano temos as escalas completamente asseguradas, portanto, é uma situação que ocorre dia 24 e dia 25”, garantiu.

Note-se que os casos urgentes ficaram naquela unidade de saúde, os restantes foram reencaminhados para outros hospitais.

 

You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade
Editorial | António Luz Pereira, Direção da APMGF
You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade

No ano de 2021, foram realizadas 36 milhões de consultas médicas nos cuidados de saúde primários, mais 10,7% do que em 2020 e mais 14,2% do que em 2019. Ou seja, aproximadamente, a cada segundo foi realizada uma consulta médica.