Ébola: Nasceu primeira bebé de doente infetada na RDCongo
DATA
11/01/2019 11:22:04
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Ébola: Nasceu primeira bebé de doente infetada na RDCongo

A primeira bebé de uma doente de Ébola nasceu sem o vírus, no passado domingo, no Centro de Tratamento da cidade de Beni, divulgou o Ministério da Saúde da República Democrática do Congo (RDCongo).

De acordo com autoridades, a bebé, a quem foi dado o nome de Silvana, nasceu com 3,7 quilos de peso e "está bem de saúde e não foi contagiada pelo vírus do Ébola".

A mãe contraiu o vírus quando estava grávida e foi admitida no Centro de Tratamento de Beni no passado mês de dezembro, onde foi acompanhada até ao nascimento da bebé. Note-se que à data do nascimento da filha, a progenitora já tinha sido declarada curada da doença.

Segundo os dados mais recentes das autoridades de saúde, o número de mortes devido ao surto de Ébola que assola o nordeste da RDC ascende a 383, com 335 casos confirmados laboratorialmente e 48 suspeitos. Até ao dia 8 de janeiro, o número de casos de Ébola registados no país era de 628.

A Organização Mundial de Saúde está a tentar conter a propagação do vírus com a vacinação de mais de 54 mil pessoas em áreas em risco de infeção, na sua maioria nas cidades de Mabalako, Beni, Mandima, Katwa e Butembo.

2020: Linhas de provocação de uma nova década com novas obrigações para novos contextos
Editorial | Rui Nogueira
2020: Linhas de provocação de uma nova década com novas obrigações para novos contextos

Este ano está quase a terminar e uma nova década vai chegar. O habitual?! Veremos! Na saúde temos uma viragem em curso e tal como há 40 anos, quando foi fundado o Serviço Nacional de Saúde (SNS), há novos enquadramentos, novas responsabilidades, novas ideias e novas soluções.

Mais lidas