SPAVC promove curso sobre fase aguda do AVC
DATA
15/01/2019 10:58:40
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




SPAVC promove curso sobre fase aguda do AVC

Pelo terceiro ano consecutivo, o Congresso Português do AVC, promovido pela Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), vai organizar um curso de apoio à formação dos profissionais de saúde que será dedicado à fase aguda do AVC.

De acordo com os coordenadores do curso, Miguel Rodrigues e Carla Ferreira, “a abordagem diagnóstica e terapêutica da fase aguda do AVC determina a capacidade de recuperação e reintegração na vida ativa”, desta forma, “é fundamental continuar a formar os profissionais de saúde segundo a evidência científica mais atual e incentivar a investigação permanente nesta área”.

“Apesar do tratamento da fase aguda do AVC ser já uma prática implementada em Portugal, o curso que desenvolvemos permite aprofundar os conhecimentos, seja para os profissionais que estão a começar o seu contacto com estes doentes, seja para os mais experientes que podem aperfeiçoar as suas competências nos gestos terapêuticos”, acrescentam os especialistas.

Nesta formação serão abordados temas como “Apresentação clínica”, “Manejo do AVC agudo”, “Itinerários do AVC agudo: trombólise no AVC isquémico”, “Trombectomia no AVC isquémico” e “Investigação etiológica e impacto na fase aguda”.

Com um “formato intensivo e interativo”, pretende-se que os participantes adquiram uma visão focada no AVC agudo, “aproveitando a capacidade dos formadores, fruto do seu conhecimento científico e da sua experiência prática com estes doentes”, contribuindo para o tratamento adequado e célere desta patologia.

“Espera-se, assim, fomentar o desenvolvimento dos cuidados de fase aguda no AVC, uma das importantes missões e objetivos da SPAVC”, sublinham os coordenadores.

O curso terá lugar no próximo dia 2 de fevereiro, pelas 15:00, no Hotel Sheraton, no Porto. As inscrições estão abertas a todos os profissionais de saúde e já podem ser feitas através do site da SPAVC.

Crónicas de uma pandemia anunciada
Editorial | Jornal Médico
Crónicas de uma pandemia anunciada

Era 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde declarou o estado de Pandemia por COVID-19 e a organização dos serviços saúde, como conhecíamos até então, mudou. Reorganizaram-se serviços, redefiniram-se prioridades, com um fim comum: combater o SARS-CoV-2 e evitar o colapso do Serviço Nacional de Saúde, que, sem pandemia, já vivia em constante sobrecarga.

Mais lidas