Jornal Médico Grande Público

CHLN: Adiadas 816 cirurgias durante a greve dos enfermeiros
DATA
16/01/2019 18:15:35
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



CHLN: Adiadas 816 cirurgias durante a greve dos enfermeiros

A administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) revelou que a greve dos enfermeiros dos blocos operatórios teve menor impacto daquilo que era espera, tendo sido contabilizadas mais de 800 cirurgias adiadas.

Hoje na comissão parlamentar de Saúde o presidente do CHLN, Carlos Martins, falou sobre os efeitos da greve dos enfermeiros que decorreu entre 22 de novembro e 31 de dezembro passado em blocos cirúrgicos.

O administrador chegou a estimar que fossem canceladas cerca de 1.500 cirurgias nesse período, mas indicou hoje aos deputados que afinal ficaram por realizar 816.

Das 1.450 cirurgias agendadas para o período de greve, foram realizadas 634, o que aponta para uma “perda de produção” de 56%. Só 13 das 30 salas de cirurgia programada estiveram ativas no período de greve.

As 816 cirurgias adiadas durante a greve cirúrgica correspondem a mais de metade das 1.460 cirurgias que foram adidas com os 62 dias de greves totais ou parciais que houve naquele centro hospitalar durante todo o ano de 2018, o que corresponde a duas semanas de atividade em situação normal.

Das operações adiadas, 46% dos doentes já têm nova data para realizar a cirurgia e outros 30% terão datas marcadas até fim do mês.

Segundo Carlos Martins, a área pediátrica foi a que maior impacto sentiu, ainda assim foram operadas 102 crianças no período de greve.

Em termos financeiros a greve teve um impacto de pelo menos 1,8 milhões de euros só em perda de proveitos.

Relatório Primavera: verdades e consequências
Editorial
Rui Nogueira
Relatório Primavera: verdades e consequências

“Ó Costa aguenta lá o SNS” foi o pedido de António Arnaut em maio do ano passado, poucos dias antes de nos deixar. Mas o estado da saúde em Portugal está mal ou bem ou vai indo? Está melhor ou pior? O SNS dá as respostas úteis às necessidades de saúde da população? O Relatório de Primavera ajuda a fazer interpretações fundamentadas.

news events box

Mais lidas