Jornal Médico Grande Público

Lisboa recebe IX Congresso da Fundação Portuguesa do Pulmão
DATA
18/01/2019 15:49:00
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Lisboa recebe IX Congresso da Fundação Portuguesa do Pulmão

A Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) realiza já na próxima semana, dias 24 e 25 de janeiro, no Auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, o seu IX Congresso.

As doenças respiratórias, nomeadamente o cancro do pulmão e a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), que integram a lista das doenças com maior mortalidade em Portugal, e o impacto da genética e do ambiente na saúde respiratória serão apenas alguns dos temas em destaque neste encontro.

O ex-ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, vai estar presenta na conferência de encerramento do evento, na qual irá abordar o futuro da saúde em Portugal, sob o tema “Saúde 2030”.

Neste congresso serão, ainda, apresentados e debatidos dados sobre o presente da saúde respiratória, assim como discutidas ideias para construir um melhor futuro para a saúde em Portugal.

Desta forma, a FPP reforça a importância do diagnóstico precoce da DPOC, propondo a realização de espirometrias a todos os fumadores antes dos 40 anos de idade e debatendo a possibilidade de modificar a epidemiologia desta patologia.

O IX Congresso da FPP contempla também um painel sobre o cancro do pulmão, onde será feito um balanço da evolução do diagnóstico e tratamento desta doença oncológica e uma apresentação sobre a visão do futuro que os profissionais de saúde têm para esta patologia.

“O cancro do pulmão, se diagnosticado numa fase inicial, já não é uma sentença de morte, porque quando os doentes são operados numa fase precoce da doença os resultados são bons. Atualmente, é possível tornar o cancro do pulmão numa doença crónica, tratada de forma individualizada de acordo com a genética de cada cancro, graças à imunoterapia e às terapêuticas-alvo”, destaca o presidente do evento, Jorge Cruz.

Já o presidente da FPP, José Alves, sublinha que “este congresso é mais um esforço da FPP de, através da reunião de um painel de especialistas de qualidade na saúde respiratória, continuar a missão de informar, alertar, proteger e contribuir para a saúde respiratória dos portugueses”.

O congresso é aberto a todos os profissionais de saúde, doentes, estudantes, associações e à sociedade civil, sendo necessário fazer uma inscrição grátis, através do preenchimento de um formulário.

Consulte mais informações aqui.

Relatório Primavera: verdades e consequências
Editorial
Rui Nogueira
Relatório Primavera: verdades e consequências

“Ó Costa aguenta lá o SNS” foi o pedido de António Arnaut em maio do ano passado, poucos dias antes de nos deixar. Mas o estado da saúde em Portugal está mal ou bem ou vai indo? Está melhor ou pior? O SNS dá as respostas úteis às necessidades de saúde da população? O Relatório de Primavera ajuda a fazer interpretações fundamentadas.

news events box

Mais lidas