Jornal Médico Grande Público

Maratona da Saúde assinala o dia Mundial de Luta contra o Cancro
DATA
01/02/2019 18:20:02
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Maratona da Saúde assinala o dia Mundial de Luta contra o Cancro

No âmbito do Dia Mundial de Luta contra o Cancro, que se assinala a 4 de fevereiro, a Maratona da Saúde lembra a importância da investigação científica e da prevenção e supervisão por parte do paciente do seu estado de saúde.

Apesar dos progressos científicos e clínicos o cancro continua a ser considerado a 2ª maior causa de morte em Portugal. A 6ª edição da Maratona da Saúde tem como tema “Conhecer o Cancro” e nesta data que apela à aliança entre cientistas, profissionais de saúde e doentes, contamos com o testemunho de especialistas na nesta área.

“A incidência de cancro tem vindo a aumentar. Estima-se que em 2018 tenham havido 18 milhões de novos casos de cancro e 9 milhões de mortes resultantes de cancro”, indica o Dr. Sérgio Dias, coordenador de um grupo de investigação na área do cancro no Instituto de Medicina Molecular.

São inúmeros os estudos para determinar os fatores de risco do cancro, promover a prevenção da doença e o diagnóstico precoce. “A necessidade de adotar estilos de vida saudáveis, sem álcool, tabaco ou outros hábitos toxicófilos, bem como a adoção de medidas de promoção de regimes alimentares saudáveis e de prática de exercício físico regular devem ser salientadas”, são alguns dos exemplos de hábitos saudáveis para prevenir a doença, como salienta o Dr. Paulo Cortes, Presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia.

Apesar da incidência do cancro continuar elevada, a contínua investigação científica nesta área, durante décadas, tem aumentado significativamente o conhecimento sobre o desenvolvimento e progressão do cancro. “Tornou possível diagnosticar mais precocemente diferentes cancros, e desenvolver novas terapias dirigidas contra o cancro. Algumas terapias desenvolvidas graças a avanços na investigação do cancro melhoraram a resposta clínica dos doentes, o que confirma a importância da investigação nesta área específica da biomedicina”, salienta ainda Sérgio Dias.

De salientar que a Maratona da Saúde tem vindo a promover e fomentar encontros e a aliança entre cientistas, profissionais de saúde e doentes, através da iniciativa “Encontros de Esperança”, no âmbito da prevenção e do tratamento do cancro.

Para acompanhar todas as atividades da 6º edição, visite o site oficial da associação ou a página de Facebook.

Relatório Primavera: verdades e consequências
Editorial
Rui Nogueira
Relatório Primavera: verdades e consequências

“Ó Costa aguenta lá o SNS” foi o pedido de António Arnaut em maio do ano passado, poucos dias antes de nos deixar. Mas o estado da saúde em Portugal está mal ou bem ou vai indo? Está melhor ou pior? O SNS dá as respostas úteis às necessidades de saúde da população? O Relatório de Primavera ajuda a fazer interpretações fundamentadas.

news events box

Mais lidas