Donativos permitem o acesso de mais de 400 carienciados a medicamentos
DATA
05/02/2019 17:29:14
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Donativos permitem o acesso de mais de 400 carienciados a medicamentos

A edição de dezembro da campanha “Dê troco a Quem Precisa” angariou 47.479,99€. O resultado dos 65.894 donativos feitos pelos portugueses nas 611 farmácias aderentes à iniciativa vai permitir ao Programa abem: assegurar os medicamentos necessários a mais 474 portugueses carenciados durante um ano.

A campanha, que decorreu entre 17 e 25 de dezembro, convidava os portugueses a doar o troco resultante das compras efetuadas nas farmácias ao Fundo Solidário abem:. Este fundo é inteiramente aplicado na aquisição dos medicamentos dos beneficiários da rede, que no final do ano eram já 7.235, correspondendo a 3.815 agregados familiares*.

Em Portugal, uma em cada 10 pessoas não consegue adquirir todos os medicamentos prescritos pelo médico. «Estamos gratos à solidariedade dos portugueses e ao sucesso que a campanha registou. Esperamos continuar a contar com a adesão da população este ano, de forma a apoiarmos cada vez mais pessoas», refere Maria de Belém Roseira, uma das fundadoras da Associação Dignitude, entidade dinamizadora do Programa abem:.

A campanha “Dê Troco a Quem Precisa” estará de regresso às farmácias aderentes em maio, entre os dias 20 e 28.

800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Jornal Médico
800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde

Se não os tivéssemos seria bem pior! O reforço do Programa Operacional da Saúde com 800 milhões de euros pode ser entendido como sinal político de valorização do setor da saúde. Será uma viragem na política restritiva? O Serviço Nacional de Saúde (SNS) de 40 anos precisa de cuidados intensivos! Há novos enquadramentos, novas responsabilidades, novas ideias e novas soluções. É urgente pensarmos na nova década com rigor e disponibilidade sincera.

Mais lidas