Jornal Médico Grande Público

Presidente da República homenageia Odette Ferreira
DATA
19/02/2019 12:50:14
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Presidente da República homenageia Odette Ferreira

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai presidir à inauguração da exposição dedicada a Odette Ferreira, farmacêutica, no Museu da Farmácia.

A homenagem realiza-se no dia 21 de fevereiro, às 14h30. Confirmadas estão também as presenças do secretário de Estado-adjunto e da Saúde, Francisco Ramos; da bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins; e do Presidente da Associação Nacional das Farmácias, Paulo Cleto Duarte.

 A exposição “Odette Ferreira - Construir Futuros” é uma homenagem a uma das mais reconhecidas cientistas portuguesas, responsável pela descoberta do vírus VIH-sida de tipo 2 e pelo estudo das bactérias hospitalares. Foi também coordenadora da Comissão de Luta Contra a Sida, entre 1992 e 2000.

A exposição apresenta objetos da vida profissional e pessoal de Odette Ferreira. Será exposto o diário científico, manuscrito onde registou todos os passos da investigação que culminou na descoberta do vírus VIH/sida tipo 2, em 1985. Da exposição fazem parte o microscópio de trabalho e o casaco onde transportou, de forma não convencional, a amostra de sangue para Paris, a partir da qual seria descoberto o vírus. Os visitantes podem ver também os tubos com as estirpes das bactérias que deram origem ao doutoramento sobre as infecções hospitalares. O primeiro kit utilizado nas farmácias para o Programa Troca de Seringas é outra das peças originais.

À entrada da exposição, os visitantes vão experimentar o isolamento e marginalização a que eram sujeitos os doentes seropositivos. O oposto da posição de Odette Ferreira face ao VIH-sida. Falecida em outubro, aos 93 anos, «a professora sempre lutou contra o estigma, através de campanhas, atitudes e iniciativas de apoio às pessoas seropositivas», afirma a curadora da exposição, Paula Basso. 

A exposição tem entrada livre de 2ª feira a domingo, das 10 às 19 horas, no Museu da Farmácia, em Lisboa.

Relatório Primavera: verdades e consequências
Editorial
Rui Nogueira
Relatório Primavera: verdades e consequências

“Ó Costa aguenta lá o SNS” foi o pedido de António Arnaut em maio do ano passado, poucos dias antes de nos deixar. Mas o estado da saúde em Portugal está mal ou bem ou vai indo? Está melhor ou pior? O SNS dá as respostas úteis às necessidades de saúde da população? O Relatório de Primavera ajuda a fazer interpretações fundamentadas.

news events box

Mais lidas

Has no content to show!