Jornal Médico Grande Público

1º Encontro da Federação Portuguesa de Sociedades Científicas Médicas
DATA
19/02/2019 16:29:34
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

1º Encontro da Federação Portuguesa de Sociedades Científicas Médicas

A Federação Portuguesa das Sociedades Científicas Médicas (FPSCM) vai realizar o seu Primeiro Encontro dedicado ao tema das Revistas Científicas Médicas Portuguesas, no próximo dia 13 de março, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Segundo comunicado enviado ao nosso jornal, trata-se do primeiro evento da Federação Portuguesa das Sociedades Científicas Médicas e tem como objetivo a discussão aprofundada das revistas médicas e do seu futuro e de que forma a partilha de experiências e, eventualmente, de recursos pode promover a melhoria global da Ciência Médica Portuguesa. É também objeto desta reunião obter um documento sobre formas de melhoria da qualidade e visibilidade das revistas médicas portuguesas.

Para o presidente da FPSCM, Luís Cunha Miranda, “esta primeira reunião destina-se ainda a juntar no mesmo espaço profissionais de saúde que possam discutir e partilhar entre si experiências e conhecimento que possam melhorar a atividade das Sociedades Médicas Portuguesas, a qualificação científica dos médicos e a melhoria da sua atividade”. Acrescenta ainda que “o convite à participação neste encontro é dirigido não apenas às Sociedades Científicas, mas também aos stakeholders do setor, representantes de instituições ligadas à Saúde, representantes da indústria farmacêutica, universidades e centros de estudos e ainda editores de revistas médicas”.

Será promovida a discussão sobre como conseguir a indexação, como aumentar o FI e como gerir uma revista médica. Uma componente bastante importante da reunião serão os Workshops de partilha que pretendem fomentar o debate entre os intervenientes. 

As inscrições para devem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Relatório Primavera: verdades e consequências
Editorial
Rui Nogueira
Relatório Primavera: verdades e consequências

“Ó Costa aguenta lá o SNS” foi o pedido de António Arnaut em maio do ano passado, poucos dias antes de nos deixar. Mas o estado da saúde em Portugal está mal ou bem ou vai indo? Está melhor ou pior? O SNS dá as respostas úteis às necessidades de saúde da população? O Relatório de Primavera ajuda a fazer interpretações fundamentadas.

news events box

Mais lidas