Jornal Médico Grande Público

Loures: Farmácias entregam medicamentos em casa
DATA
22/02/2019 12:14:55
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Loures: Farmácias entregam medicamentos em casa

Os 206 mil habitantes do concelho de Loures vão poder receber em casa medicamentos e quaisquer outros produtos de farmácia.

O novo serviço Medicamentos Agora em Sua Casa arranca no dia 12 de março, estando já a decorrer a fase de testes. Está em fase de projeto-piloto, antes de ser alargado a todo o território nacional.

As farmácias vão disponibilizar um número telefónico gratuito, através do qual os cidadãos poderão fazer chegar os pedidos, 24 horas por dia, 365 dias por ano. A central telefónica, com supervisão farmacêutica permanente, informará os utentes sobre quais as farmácias com os medicamentos ou outros produtos disponíveis no imediato. Caberá ao utente escolher a farmácia e decidir se prefere deslocar-se até ela ou receber os produtos em casa, no prazo de duas horas. As entregas domiciliárias serão gratuitas nesta fase experimental do projeto.

 O serviço Medicamentos Agora em Sua Casa estará habilitado a receber receitas médicas por SMS ou e-mail sempre que necessário.


O aconselhamento farmacêutico será garantido à distância, em todos os pedidos, por contacto direto com os utentes. Os fármacos e outros produtos de saúde serão disponibilizados ao domicílio em malas medicalizadas, com temperatura controlada. Com o objetivo de garantir as entregas em duas horas, o serviço disporá de uma frota de motorizadas, conduzidas por técnicos com formação específica. Os utentes vão receber uma chamada de seguimento, para aferir do sucesso das entregas, e poderão sempre contactar a farmácia que procedeu à dispensa, para esclarecimento de dúvidas.

Relatório Primavera: verdades e consequências
Editorial
Rui Nogueira
Relatório Primavera: verdades e consequências

“Ó Costa aguenta lá o SNS” foi o pedido de António Arnaut em maio do ano passado, poucos dias antes de nos deixar. Mas o estado da saúde em Portugal está mal ou bem ou vai indo? Está melhor ou pior? O SNS dá as respostas úteis às necessidades de saúde da população? O Relatório de Primavera ajuda a fazer interpretações fundamentadas.

news events box

Mais lidas