Carências motivam visita do bastonário da Ordem dos Médicos à Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano
DATA
25/02/2019 10:59:59
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Carências motivam visita do bastonário da Ordem dos Médicos à Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, visita esta segunda-feira, dia 25 de fevereiro de 2019, o Hospital de Portalegre – Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).

A visita decorre do adensar de problemas que afetam esta instituição do Serviço Nacional de Saúde, que enfrenta graves carências ao nível de recursos humanos e nas infraestruturas e equipamentos. A falta de médicos agravou-se nos últimos anos, o que afeta e condiciona os cuidados de qualidade aos doentes, as condições de trabalho dos profissionais de saúde e a formação de médicos internos.

Na visita, o bastonário estará acompanhado pelo presidente do Conselho Regional do Sul, Alexandre Valentim Lourenço, e pelo presidente da sub-região de Portalegre, Jaime Azedo.

A visita começou pelas 10h45, incluindo deslocação a alguns serviços, reunião com o conselho de administração da ULSNA e reunião com os profissionais.

Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve
Editorial | Gil Correia
Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve

É quase esquizofrénico no mesmo mês em que se discute a carência de Médicos de Família no SNS empurrar, por decreto, os doentes que recorrem aos Serviços de Urgência (SU) hospitalares para os Centros de Saúde. A resolução do problema das urgências em Portugal passa necessariamente pelo repensar do sistema, do acesso e de formas inteligentes e eficientes de garantir os cuidados na medida e tempo de quem deles necessita. Os Cuidados de Saúde Primários têm aqui, naturalmente, um papel fundamental.