Gripe: Baixa incidência na semana de 18 a 24 de fevereiro
DATA
01/03/2019 10:52:25
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Gripe: Baixa incidência na semana de 18 a 24 de fevereiro

A gripe registou uma baixa incidência na semana de 18 a 24 de fevereiro, verificando-se uma tendência estável, de acordo com o boletim ontem divulgado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

“A taxa de incidência da síndrome gripal foi de 43,9 por 100 mil habitantes”, lê-se no documento relativo à oitava semana deste ano. Na semana anterior, a atividade gripal na Europa apresentava já uma tendência decrescente.

Foram reportados 13 casos de gripe pelas 23 unidades de cuidados intensivos que enviaram informação.

Os dados indicam ainda uma população em observação de 38.712 pessoas.

Foram detetados em circulação os vírus da gripe dos subtipos A(H1) e A(H3).

Internato centrado na grelha de avaliação curricular: defeito ou virtude?
Editorial | Denise Cunha Velho
Internato centrado na grelha de avaliação curricular: defeito ou virtude?

Sou do tempo em que, na Zona Centro, não se conhecia a grelha de avaliação curricular, do exame final da especialidade. Cada Interno fazia o melhor que sabia e podia, com os conselhos dos seus orientadores e de internos de anos anteriores. Tive a sorte de ter uma orientadora muito dinâmica e que me deu espaço para desenvolver projectos e actividades que me mantiveram motivada, mas o verdadeiro foco sempre foi o de aprender a comunicar o melhor possível com as pessoas que nos procuram e a abordar correctamente os seus problemas. Se me perguntarem se gostaria de ter sabido melhor o que se esperava que fizesse durante os meus três anos de especialidade, responderei afirmativamente, contudo acho que temos vindo a caminhar para o outro extremo.