Presidentes da Apifarma, ADIFA e SAMS Quadros assinam Petição “Salvar as Farmácias, Cumprir o SNS”
DATA
11/03/2019 17:14:55
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Presidentes da Apifarma, ADIFA e SAMS Quadros assinam Petição “Salvar as Farmácias, Cumprir o SNS”

Os presidentes da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma), João Almeida Lopes, da Associação de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA), Diogo Gouveia, e do Serviço de Assistência Médico-social do Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SAMS Quadros), Paulo Gonçalves Marcos, visitam esta quarta-feira, dia 13 de março, a partir das 12 horas, a Farmácia do Largo, em Lisboa, para assinar a Petição Pública “Salvar as Farmácias, Cumprir o SNS”.

João Almeida Lopes, Diogo Gouveia e Paulo Gonçalves Marcos juntam-se assim aos já mais de 56 mil subscritores da petição que urge os deputados a tomar medidas porque, «neste momento, 675 farmácias enfrentam processos de penhora e insolvência, o que corresponde a quase 25% da rede».

«Ainda há uma farmácia próxima de cada português, mesmo nas terras onde fechou a extensão do centro de saúde, a escola, o tribunal e outros serviços públicos. É isso que está em risco», alerta a Petição.

O documento tem como objetivo «garantir a igualdade do acesso à saúde de todos os portugueses, em qualquer ponto do território».

Crónicas de uma pandemia anunciada
Editorial | Jornal Médico
Crónicas de uma pandemia anunciada

Era 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde declarou o estado de Pandemia por COVID-19 e a organização dos serviços saúde, como conhecíamos até então, mudou. Reorganizaram-se serviços, redefiniram-se prioridades, com um fim comum: combater o SARS-CoV-2 e evitar o colapso do Serviço Nacional de Saúde, que, sem pandemia, já vivia em constante sobrecarga.

Mais lidas