Inauguração do Centro de Saúde António Arnaut no Cadaval
DATA
12/03/2019 10:17:02
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Inauguração do Centro de Saúde António Arnaut no Cadaval

O Primeiro-Ministro, António Costa, e a Ministra da Saúde, Marta Temido, inauguram esta terça-feira, dia 12 de março, o Centro de Saúde do Cadaval, que será batizado com o nome do ‘pai’ do Serviço Nacional de Saúde, António Arnaut.

A nova Unidade de Saúde, integrada no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Sul, vai prestar cuidados a mais de 13.200 utentes e substitui o Centro de Saúde que funcionava nesta localidade há vários anos, num prédio com condições deficientes e de difícil acesso a utentes com mobilidade reduzida.

A obra foi promovida pela Câmara Municipal do Cadaval e representa um investimento de cerca de 700 mil euros, cofinanciado pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (15%) e por fundos comunitários do Portugal 2020 (85%).

A nova unidade passará a integrar, no mesmo edifício, várias unidades funcionais: uma Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP), uma Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) e uma Unidade de Saúde Pública (USP), estando a mesma dotada de melhores condições de trabalho e de segurança para utentes e profissionais de saúde.

A equipa do Centro de Saúde contará com sete médicos, nove enfermeiros, cinco assistentes técnicos, um assistente operacional e um higienista oral.

O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Editorial | Jornal Médico
O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. Encontrar uma nova visão e adotar uma nova estratégia útil na nossa prática clínica quotidiana. Valorizar as unidades de saúde por estarem a dar as respostas adequadas e seguras é o mínimo que se exige, mas é urgente e inevitável um plano de investimento nos centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

Mais lidas