Registado número recorde no IPO-Porto de participações em ensaios clínicos
DATA
18/03/2019 09:54:24
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Registado número recorde no IPO-Porto de participações em ensaios clínicos

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto anunciou hoje que, em 2018, mais de 400 pessoas participaram em ensaios clínicos nesta instituição, o que representa “um número recorde nos últimos cinco anos”.

O presidente do conselho de administração do IPO-Porto, Laranja Pontes, disse à Lusa que este número “espelha uma grande maturidade dos doentes e um grande compromisso de todos os profissionais de saúde, no sentido de assegurar o acesso e o desenvolvimento de novas terapêuticas no tratamento oncológico”.

Sublinhou que “este resultado é ainda mais significativo” já que se enquadra no âmbito da iniciativa “Dia da Esperança”, que o IPO-Porto celebra na quarta-feira, e que pretende divulgar a importância dos ensaios clínicos.

Segundo José Dinis, coordenador da Unidade de Investigação Clínica do IPO-Porto, “há cinco anos o número de participantes em ensaios clínicos era menos de metade, o que significa que se está a fazer o caminho certo neste campo”.

O “Dia da Esperança” é celebrado no IPO-Porto desde 2015 e, pela importância do tema, no ano passado foi entregue uma petição na Assembleia da República com cerca de sete mil assinaturas para implementação do Dia Nacional da Esperança.

Isolamento social com apoio de proximidade e em segurança
Editorial | Jornal Médico
Isolamento social com apoio de proximidade e em segurança

O futuro tem hoje 5 dias! Inacreditável! Quem é que tem agenda para mais de 5 dias? A pandemia COVID-19 alterou profundamente a vida quotidiana, a prestação de cuidados de saúde e a organização dos serviços de saúde está totalmente alterada. O isolamento social é a orientação primordial de confrontação da pandemia. Mas é necessário promover o apoio de proximidade essencial e aprender a fazê-lo em segurança.

Mais lidas