Jornal Médico Grande Público

Programa “#1500 razões para estarmos próximos” encara os desafios enfrentados pelas mulheres jovens com cancro da mama
DATA
21/03/2019 11:56:24
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Programa “#1500 razões para estarmos próximos” encara os desafios enfrentados pelas mulheres jovens com cancro da mama

Para assinalar o 12º aniversário da Unidade da Mama CUF - a 1ª Unidade da Mama do setor de saúde privado em Portugal, a CUF Instituto de Oncologia apela à proximidade entre doentes, cuidadores e profissionais de saúde com o lançamento do Programa “#1500 razões para estarmos próximos”.

Clarificando o mote para o Programa, Ida Negreiros, coordenadora da Unidade da Mama da CUF Lisboa, esclarece que “em Portugal, cerca de 85% das mulheres diagnosticadas com cancro da mama em estados iniciais sobrevivem à doença. Embora a taxa de sobrevivência seja das mais elevadas em doença oncológica, infelizmente ainda morrem todos os anos 1500 portuguesas. Por isso, temos #1500razões para estarmos próximos, para falarmos abertamente dos desafios que se colocam desde o momento do diagnóstico ao pós cancro”.

O Programa é um compromisso para os próximos 12 anos da Unidade, tendo como objetivo criar espaços para conversas, para compreender e responder aos desafios que as mulheres jovens com cancro da mama enfrentam.

“O diagnóstico de cancro da mama em mulheres jovens, entre os 35 e 45 anos é uma realidade crescente. Um diagnóstico de cancro da mama é difícil em qualquer idade, porém tê-lo mais jovem torna-se particularmente exigente pelo peso que tendemos a colocar no futuro: da vida conjugal, dos planos de maternidade e dos projetos profissionais” reforça Ida Negreiros.

No desenvolvimento deste Programa estiveram envolvidos médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, gestores oncológicos e jovens mulheres com cancro da mama -  que começaram por identificar muitos dos desafios que as mulheres jovens enfrentam, para depois poderem criar uma agenda focada nesses mesmos desafios.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas