DGS apresenta novo Plano de Ação para a Literacia em Saúde
DATA
27/03/2019 10:45:45
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


DGS apresenta novo Plano de Ação para a Literacia em Saúde

A DGS apresentou, ontem, no NewsMuseum o Plano de Literacia em Saúde 2019-2021.

A literacia em saúde está associada à literacia e implica o conhecimento das pessoas, motivação e competências para aceder, compreender, avaliar e aplicar informações de saúde para fazer julgamentos e tomar decisões no dia a dia sobre cuidados de saúde, prevenção de doenças e promoção de saúde para manter ou melhorar a qualidade de vida durante todo o percurso de vida.

Segundo informações apresentadas pela DGS, 5 em cada 10 portugueses têm níveis reduzidos de literacia em saúde. Esta incapacidade de aceder e compreender informação, influenciam diretamente os comportamentos em saúde e o estado de saúde individual.

A apresentação do Plano de Literacia em Saúde da DGS pretende, com o aumento de informação compreendida pela população: reduzir o número de internamentos, aumentar a qualidade de vida, diminuir a afluência às urgências.

O plano foi apresentado pelo coordenador Miguel Arriaga, tendo marcado presença no evento a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Jornal Médico
800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde

Se não os tivéssemos seria bem pior! O reforço do Programa Operacional da Saúde com 800 milhões de euros pode ser entendido como sinal político de valorização do setor da saúde. Será uma viragem na política restritiva? O Serviço Nacional de Saúde (SNS) de 40 anos precisa de cuidados intensivos! Há novos enquadramentos, novas responsabilidades, novas ideias e novas soluções. É urgente pensarmos na nova década com rigor e disponibilidade sincera.

Mais lidas