DGS apresenta novo Plano de Ação para a Literacia em Saúde
DATA
27/03/2019 10:45:45
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


DGS apresenta novo Plano de Ação para a Literacia em Saúde

A DGS apresentou, ontem, no NewsMuseum o Plano de Literacia em Saúde 2019-2021.

A literacia em saúde está associada à literacia e implica o conhecimento das pessoas, motivação e competências para aceder, compreender, avaliar e aplicar informações de saúde para fazer julgamentos e tomar decisões no dia a dia sobre cuidados de saúde, prevenção de doenças e promoção de saúde para manter ou melhorar a qualidade de vida durante todo o percurso de vida.

Segundo informações apresentadas pela DGS, 5 em cada 10 portugueses têm níveis reduzidos de literacia em saúde. Esta incapacidade de aceder e compreender informação, influenciam diretamente os comportamentos em saúde e o estado de saúde individual.

A apresentação do Plano de Literacia em Saúde da DGS pretende, com o aumento de informação compreendida pela população: reduzir o número de internamentos, aumentar a qualidade de vida, diminuir a afluência às urgências.

O plano foi apresentado pelo coordenador Miguel Arriaga, tendo marcado presença no evento a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

A mudança necessária
Editorial | Jornal Médico
A mudança necessária

Os últimos meses foram vividos por todos nós num contexto absolutamente anormal e inusitado.

Atravessamos tempos difíceis, onde a nossa resistência é colocada à prova em cada dia, realidade que é ainda mais vincada no caso dos médicos e restantes profissionais de saúde. Neste âmbito, os médicos de família merecem certamente uma palavra de especial apreço e reconhecimento, dado o papel absolutamente preponderante que têm vindo a desempenhar no combate à pandemia Covid-19: a esmagadora maioria dos doentes e casos suspeitos está connosco e é seguida por nós.

Mais lidas