Adalberto Campos Fernandes abre fórum farmacêutico
DATA
04/04/2019 15:09:17
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Adalberto Campos Fernandes abre fórum farmacêutico

O ex-ministro da Saúde é o orador principal do XXIII Fórum Farmacêutico, que se realiza no dia 10 de abril no Porto.

Adalberto Campos Fernandes fará um balanço dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O segundo painel, dedicado à concorrência no sector farmacêutico, é aberto pelo presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF). A intervenção de Paulo Cleto Duarte será sobre o papel das farmácias comunitárias no SNS.

Durante a tarde, haverá duas conferências. Na primeira, sobre a política europeia, participa Sónia Queirós, da ANF. Na segunda, dedicada à realidade em Portugal, o orador é Luís Lourenço, da Ordem dos Farmacêuticos. Vão ainda ser criados grupos de trabalho para debater a integração das farmácias no SNS e possíveis modelos de concorrência para as farmácias em Portugal.

O Fórum Farmacêutico é uma organização da Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (AEFFUP) e decorre no Complexo ICBAS/FFUP (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar/Faculdade de Farmácia Universidade do Porto).

Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve
Editorial | Gil Correia
Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve

É quase esquizofrénico no mesmo mês em que se discute a carência de Médicos de Família no SNS empurrar, por decreto, os doentes que recorrem aos Serviços de Urgência (SU) hospitalares para os Centros de Saúde. A resolução do problema das urgências em Portugal passa necessariamente pelo repensar do sistema, do acesso e de formas inteligentes e eficientes de garantir os cuidados na medida e tempo de quem deles necessita. Os Cuidados de Saúde Primários têm aqui, naturalmente, um papel fundamental.