Jornal Médico Grande Público

Lançado o Boletim Individual de Saúde Oral para Crianças e Adultos
DATA
08/04/2019 16:32:34
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Lançado o Boletim Individual de Saúde Oral para Crianças e Adultos

Desde o dia 7 de abril, em que se assinala o Dia Mundial da Saúde, a população portuguesa tem à sua disposição o Boletim Individual de Saúde Oral, um documento único de registo e informação pessoal sobre o estado da saúde oral de cada paciente.

Trata-se de uma iniciativa das Clínicas OralMED Medicina Dentária, no sentido de sensibilizar a população para a importância do acompanhamento da saúde oral ao longo das diferentes fases da vida, através de um documento que registe todo o histórico, à semelhança e em complemento com o Boletim Individual de Saúde.

Para além do registo do resultado das avaliações médicas e de todos os procedimentos clínicos, o Boletim disponibiliza ainda informação e recomendações sobre próteses removíveis, implantes dentários, aparelhos ortodônticos e extrações dentárias, entre outras questões práticas como os processos recomendados para uma adequada higiene oral.

Esta iniciativa enquadra-se na missão do Grupo OralMED SAÚDE em despertar a consciência da população portuguesa para a importância da Saúde Oral, prevenindo o aparecimento de problemas dentários e assim poder fazer um acompanhamento da sua boca, como um órgão único. Este Boletim pretende assumir-se como um importante instrumento para os pacientes fazerem o registo evolutivo dos cuidados médicos necessários e/ou prestados, e com essa perspetiva manterem um devido acompanhamento da sua Saúde Oral.

Para o administrador do Grupo OralMED SAÚDE, Eduardo Pinto esta é mais uma forma de despertar consciências para a importância da saúde oral, promovendo a prevenção e evitando problemas desnecessários.

“Portugal é o segundo país da União Europeia com maiores carências de saúde oral. E todos temos de contribuir para alterar esse paradigma. Não podemos ficar indiferentes aos barómetros de Saúde Oral desenvolvidos pela Ordem dos Médicos Dentistas. Temos todos que encontrar soluções para ajudar a população a valorizar a Medicina Dentária, e a procurar o seu médico dentista”, refere.

De acordo com o Barómetro da Saúde Oral, cerca de 70 por cento dos portugueses tem falta de dentes naturais. E mais de 30% da população portuguesa revela que nunca vai ao médico dentista. Sendo que 41% dos portugueses não vão a uma consulta de medicina dentária há mais de um ano. Número que expressam um baixo envolvimento com a Saúde Oral, que pode vir a afetar as gerações mais jovens, uma vez que 63% por cento das famílias portuguesas com crianças no agregado, admitem que nunca levaram os seus filhos ao Médico Dentista antes dos seis anos.

O Boletim Individual de Saúde Oral é entregue a todos os pacientes que fazem a primeira consulta nas clínicas OralMED Medicina Dentária e passa a ser um documento que o paciente pode utilizar em qualquer circunstância que envolva a sua saúde oral. O Boletim individual de Saúde Oral é ainda complementado com o exame radiográfico e com fotografias de câmara intra-oral, entre outros meios de diagnóstico.

 

Relatório Primavera: verdades e consequências
Editorial
Rui Nogueira
Relatório Primavera: verdades e consequências

“Ó Costa aguenta lá o SNS” foi o pedido de António Arnaut em maio do ano passado, poucos dias antes de nos deixar. Mas o estado da saúde em Portugal está mal ou bem ou vai indo? Está melhor ou pior? O SNS dá as respostas úteis às necessidades de saúde da população? O Relatório de Primavera ajuda a fazer interpretações fundamentadas.

news events box

Mais lidas