O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) começa hoje a distribuir as novas Ambulâncias que vão substituir parte da atual frota do Instituto.
No total, são 20 novas viaturas que vão renovar parcialmente a frota de 56 Ambulâncias de Emergência Médica e 40 Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida, que se encontram 24 horas por dia ao serviço da emergência médica.
Os novos veículos entram ao serviço em diversas zonas do país. Oito viaturas ficam afetas à Delegação Regional do Norte do INEM, quatro à Delegação Regional do Centro, seis à Delegação Regional do Sul, e duas vão reforçar a atividade de emergência médica na área de influência da Delegação Regional do Sul – Algarve. Duas novas viaturas estão adicionalmente a ser preparadas para, brevemente, reforçarem as Ambulâncias do INEM afetas ao serviço de Transporte Inter-hospitalar Pediátrico do INEM.
O investimento do INEM na aquisição destas 22 novas viaturas foi de 1.055.340 euros.
As novas viaturas vão entrar gradualmente ao serviço no decorrer do mês de abril, substituindo as Ambulâncias do INEM com mais quilometragem ou que tenham revelado mais problemas mecânicos. A entrada ao serviço destes novos veículos vai ainda possibilitar uma maior margem para substituições momentâneas de Ambulâncias que se revelem necessárias.
Consciente da importância que as viaturas têm na atividade de emergência médica pré-hospitalar, o INEM encetou nos últimos três anos diversos esforços para renovar a sua frota de meios de emergência médica pré-hospitalar.
A totalidade das 44 Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) foi renovada nos últimos três anos. O INEM desenhou um novo modelo de aquisição destas viaturas através do qual passaram a ser as Unidades de Saúde a efetuar diretamente a aquisição, cabendo ao INEM subsidiar a compra e coordenar toda a atividade de gestão e operação conjunta das VMER.
No processo de renovação da frota VMER, o INEM investiu 2.214.046 euros.
A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.