Jornal Médico Grande Público

Maratona da Saúde angariou 50 000 euros para investigação em Cancro
DATA
11/04/2019 15:14:30
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Maratona da Saúde angariou 50 000 euros para investigação em Cancro

A 6ª edição da Maratona da Saúde, com o tema “Conhecer o Cancro”, teve um balanço bastante positivo graças aos donativos de todos os Portugueses que se juntam a esta iniciativa.

Realizou-se no passado dia 29 de março o Dia Solidário Anual da Maratona da Saúde em direto na RTP 1 e RTP Internacional. A RDP Internacional, Antena 1, 2 e 3 e o Canal Saúde Mais também se associaram a esta emissão solidária dedicada ao Cancro. A maratona televisiva de emissão em direto na RTP contou com a apresentação de Sónia Araújo e de Jorge Gabriel, a quem se juntaram muitas caras da RTP, músicos, casos de vida, associações de doentes, médicos, cientistas e parceiros da Maratona da Saúde. Segundo o Presidente da RTP, Gonçalo Reis, “A Maratona da Saúde tem vários méritos, lança toda esta consciência sobre temas de saúde, de qualidade de vida e de combate às doenças; (...) e por fim reúne fundos que são aplicados, ano após ano, na investigação biomédica, no combate à doença e a favor da saúde. E fico muito contente pela recorrência, porque ano após ano temos esta iniciativa, o apoio institucional da RTP e muito importante o envolvimento dos nossos profissionais que abraçam esta causa e que colaboram com esta iniciativa válida da Sociedade Civil”.

Para além da sensibilização e da informação específica sobre o tema “conhecer o cancro”, este evento solidário angariou cerca de 50 000 Euros que irá apoiar a investigação científica de excelência na área do cancro em Portugal, através dos Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica. Apesar de a incidência do cancro estar a aumentar, graças à investigação científica a cura e a sobrevivência com grande qualidade de vida são cada vez mais evidentes. Segundo a Dra. Maria de Belém Roseira, presidente da Maratona da Saúde, esta iniciativa “aposta muito na capacidade de financiar os nossos cientistas em linhas de investigação que nos ajudarão a controlar e a combater as doenças”.

Ao lado da Maratona da Saúde desde a 1.ª edição, a Fundação Altice Portugal garantiu as linhas telefónicas de angariação de donativos, através de uma linha de valor acrescentado e de dois call centers com cerca de 30 posições de atendimento, onde participaram mais de 70 voluntários da Altice Portugal, figuras públicas e cientistas que asseguraram o atendimento da linha telefónica solidária.

Durante esta emissão solidária foram também anunciados os vencedores dos Prémios Maratona da Saúde em Doenças Autoimunes e Alergias financiados com os donativos dos portugueses, angariados durante a edição do ano passado.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas