Jornal Médico Grande Público

Ministra da Saúde considera reposição geracional um dos maiores desafios do país
DATA
15/04/2019 12:29:45
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Ministra da Saúde considera reposição geracional um dos maiores desafios do país

A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que a reposição geracional é um dos maiores desafios que Portugal enfrenta atualmente e que envolve a aposta que tem sido feita na melhoria das condições de vida.

No encerramento da conferência "Natalidade - uma causa nacional, da demografia à economia", que decorreu na Coimbra Business School, a governante referiu que a resposta à baixa taxa de natalidade tem de ser "sustentada no esforço conjunto de todos os setores da sociedade".

"À saúde caberá a responsabilidade de garantir que ao longo de todo o ciclo de vida as pessoas tenham acesso aos melhores cuidados de saúde com a qualidade necessária e sem enfrentarem constrangimentos financeiros", afirmou Marta Temido, salientando que Portugal tem hoje a segunda mais baixa taxa de nascimento da Europa.

Para contrariar este decréscimo, a ministra da Saúde disse que o desafio passa por estimular a natalidade, numa estratégia "que envolve múltiplos aspetos, mas sobretudo esta aposta que tem sido feita na melhoria das condições de vida".

Saúde Pública

news events box

Mais lidas