28 associações de doentes apresentam portal Hoope
DATA
17/04/2019 11:27:50
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


28 associações de doentes apresentam portal Hoope

Aproximar associações de doentes dos cidadãos, simplificar o acesso às associações, aos serviços por elas prestados e à informação sobre direitos e apoios ao dispor dos doentes. Foi com este grande objetivo que 28 associações de doentes nacionais se uniram na criação do Hoope – um portal que ajuda os doentes a encontrar a sua associação.

O projeto vai ser apresentado publicamente no dia 30 de abril, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Hoope é um portal inovador, único em Portugal, desenvolvido com foco na capacitação dos doentes no processo de escolha individual. Além de encontrar a sua associação de doentes, os utilizadores têm acesso a informação disponibilizada pelo sistema nacional de saúde com o objetivo de ajudar a uma melhor utilização do SNS.

Um projeto inovador também na sua génese, resultando da união de 28 associações de doentes nacionais, com o apoio da Novartis, num portal aberto a doentes e familiares para encontrarem mais informação e apoio; mas também como ferramenta para os profissionais de saúde, proporcionando-lhes informação fidedigna e atualizada, que pode ser facilmente partilhada com pacientes e cuidadores.

A forma como este projeto se apresenta à sociedade portuguesa, as mais-valias que representa para os doentes e familiares, mas também para os profissionais de saúde no acompanhamento dos seus utentes; e as sinergias de colaboração na abordagem e gestão do doente serão alguns temas que serão debatidos na sessão de apresentação do Hoope.

A mudança necessária
Editorial | Jornal Médico
A mudança necessária

Os últimos meses foram vividos por todos nós num contexto absolutamente anormal e inusitado.

Atravessamos tempos difíceis, onde a nossa resistência é colocada à prova em cada dia, realidade que é ainda mais vincada no caso dos médicos e restantes profissionais de saúde. Neste âmbito, os médicos de família merecem certamente uma palavra de especial apreço e reconhecimento, dado o papel absolutamente preponderante que têm vindo a desempenhar no combate à pandemia Covid-19: a esmagadora maioria dos doentes e casos suspeitos está connosco e é seguida por nós.

Mais lidas