Jornal Médico Grande Público

Sociedade Portuguesa de Pneumologia alerta para a necessidade de tornar a reabilitação respiratória uma realidade para todos os doentes respiratórios crónicos
DATA
18/04/2019 15:28:59
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Sociedade Portuguesa de Pneumologia alerta para a necessidade de tornar a reabilitação respiratória uma realidade para todos os doentes respiratórios crónicos

No dia 21 de abril assinala-se o Dia Nacional da Reabilitação Respiratória. “A reabilitação respiratória tem como principal objetivo restaurar a capacidade funcional do doente respiratório crónico, habilitando-o para a realização de esforços físicos e capacitando-o para uma vida ativa em sociedade.

Inclui um conjunto de medidas que passam pela educação para a saúde e terminam no treino de esforço sob prescrição médica e vigilância por profissional de saúde qualificado de forma a garantir segurança e eficácia desta intervenção”, explicam Inês Sanches e Luís Vaz Rodrigues, da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.  

Apesar dos benefícios já amplamente reconhecidos, “62% destes doentes nunca ouviram falar de reabilitação respiratória” referem os médicos pneumologistas. Para além de contribuir eficazmente para um aumento da força muscular e da capacidade de realização de exercício físico, a reabilitação respiratória melhora, comprovadamente, os sintomas da doença respiratória e a qualidade de vida do doente respiratório crónico, aumentando a seu nível global de energia.

“A intervenção farmacológica atua sobretudo no controlo dos sintomas respiratórios, mas, para alguns doentes, pode ser insuficiente para recuperar a sua capacidade funcional (desempenho físico-motor e realização de esforços físicos)” acrescentam Inês Sanches e Luís Vaz Rodrigues reforçando, com esta mensagem, a importância de inverter estes números e tornar a reabilitação respiratória “uma realidade para todos os doentes respiratórios crónicos”. 

Neste âmbito do Dia Nacional da Reabilitação Respiratória - e como forma de sensibilizar a população portuguesa para a importância desta terapêutica - a Sociedade Portuguesa de Pneumologia lançou um video infográfico que será transmitido na televisão durante o dia 22 de abril e que será também divulgado nas redes sociais: https://youtu.be/Sj56Jle_G9A

Relatório Primavera: verdades e consequências
Editorial
Rui Nogueira
Relatório Primavera: verdades e consequências

“Ó Costa aguenta lá o SNS” foi o pedido de António Arnaut em maio do ano passado, poucos dias antes de nos deixar. Mas o estado da saúde em Portugal está mal ou bem ou vai indo? Está melhor ou pior? O SNS dá as respostas úteis às necessidades de saúde da população? O Relatório de Primavera ajuda a fazer interpretações fundamentadas.

news events box

Mais lidas