Jornal Médico Grande Público

SPAIC: Dia Mundial da Asma
DATA
24/04/2019 10:27:15
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



SPAIC: Dia Mundial da Asma

Com o objetivo de sensibilizar a população para necessidade de conhecer a asma e as complicações inerentes, a Associação Portuguesa de Asmáticos e a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) reuniram-se para assinalar a efeméride com um conjunto de iniciativas, entre as quais a produção do Hino da Primavera e de um videoclip temático. Pretende-se, de uma forma lúdica e jovial, difundir uma mensagem de alerta, consciencialização e otimismo face à asma. 

A produção do videoclip para o “Hino da Primavera” é inspirada no conceito mundial da campanha STOP for Asthma, da Glogal Initiative for Asthma (GINA), e está integrada na campanha nacional #paraqueaasmanaotepare, com o apoio do Instituto Mundipharma e que conta com a participação de médicos, crianças e algumas figuras públicas que se associaram à iniciativa como o ator Sabri Lucas, a autarca Margarida Martins, o humorista Quimbé, o cantor Gil do Carmo e o apresentador Pedro Fernandes.

Segundo o presidente da Associação Portuguesa de Asmáticos, o imunologista Mário Morais de Almeida, “quer o hino quer o videoclip tem como principal objetivo alertar para os cuidados a ter com a patologia e prevenir e controlar possíveis agudizações da doença, principalmente no período de maior prevalência de crises alérgicas, como é a Primavera”. 

Também Elisa Pedro, presidente da SPAIC, considera ser “muito importante o trabalho conjunto que está a ser feito pelas entidades envolvidas”, acreditando que “esta campanha vai certamente diminuir a iliteracia em saúde junto dos portugueses”.

A música “Hino da Primavera” foi escrita e composta por Marcos César (MR Diffusion), tendo como vocalistas o cantor Paulo Teixeira e o rapper Kadypslon.

Sete por cento dos portugueses tem asma. A asma é uma doença crónica de elevada prevalência afetando mais de 300 milhões de pessoas em todo o Mundo. Frequentemente surge na infância, mas pode ocorrer em todos os grupos etários. De acordo com o Inquérito de Prevalência da Asma de 2010, perto de 7 por cento da população residente em Portugal vive com esta doença respiratória. 

Estima-se que apenas 57% dos asmáticos tenham a sua doença controlada, ou seja, cerca de 300.000 portugueses necessitam de melhor intervenção para controlo da doença. Segundo o Inquérito Nacional de Controlo da Asma de 2010, 88% dos asmáticos não controlados consideram erradamente a sua doença como controlada. Em Portugal, no que diz respeito aos anos de vida vividos com incapacidade, entre as doenças respiratórias, a asma é a grande responsável por essa incapacidade. 

Relatório Primavera: verdades e consequências
Editorial
Rui Nogueira
Relatório Primavera: verdades e consequências

“Ó Costa aguenta lá o SNS” foi o pedido de António Arnaut em maio do ano passado, poucos dias antes de nos deixar. Mas o estado da saúde em Portugal está mal ou bem ou vai indo? Está melhor ou pior? O SNS dá as respostas úteis às necessidades de saúde da população? O Relatório de Primavera ajuda a fazer interpretações fundamentadas.

news events box

Mais lidas