SOS Hepatites: acabar com a hepatite C até 2030
DATA
14/05/2019 10:56:22
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



SOS Hepatites: acabar com a hepatite C até 2030

“Portugal iniciou bem o processo de tratamento e cura dos doentes infetados com hepatite C, mas está a perder o comboio e, a continuar assim, não vai atingir as metas da Organização Mundial de Saúde (OMS) para erradicar a patologia até 2030, ao contrário de outros países da Europa, que começaram depois de nós”.

Quem o diz é a presidente da SOS Hepatites, Emília Rodrigues, a propósito do 6º congresso nacional da associação que acontece dia 18 de maio, no auditório do Hospital Pulido Valente, em Lisboa, a partir das 9h30.

Segundo a presidente da SOS Hepatites, o que está em causa “é a falta de vontade política do Ministério da Saúde, que continua de costas voltadas para o problema e que nada faz para rastrear as pessoas que são portadoras de hepatite C”.

“Sabemos onde essas pessoas estão e temos de ir até junto delas para as tratar e curar. Temos de ir às prisões; temos de chegar às populações vulneráveis que carregam o problema; e de as rastrear; temos de rastrear essas populações. Só assim seremos capazes de cumprir as metas determinadas pela OMS”, acrescenta.

O programa do 6º congresso da SOS privilegia o tema referido, através da mesa redonda moderada pelo gastrenterologista Fernando Ramalho, e na qual participam Heitor Costa (Apifarma); Rui Perdigoto (membro equipa de transplantação do hospital Curry Cabral); Ricardo Baptista Leite (deputado) e Hélder Mota Filipe (ex-membro do Infarmed e professor da Faculdade de Farmácia de Lisboa).

Desta vez, estará também em Portugal para participar neste encontro Marko Korenjaj, presidente da ELPA (European Liver Patient’s Association), sendo importante referir que Emília Rodrigues é neste momento membro do conselho fiscal da ELPA.

Serviço Nacional de Saúde – 40 Anos
Editorial | Jornal Médico
Serviço Nacional de Saúde – 40 Anos

Reler as origens do Serviço Nacional de Saúde ajuda a valorizar o presente e pode ser uma forma de aprender para investir no futuro com melhor fundamentação

Mais lidas