Jornal Médico Grande Público

Estudo científico inédito sobre o consumo de sal recebeu 1500 candidaturas
DATA
16/05/2019 17:40:12
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Estudo científico inédito sobre o consumo de sal recebeu 1500 candidaturas

Cerca de 1500 pessoas submeteram candidatura ao processo de recrutamento de voluntários para a primeira avaliação à população portuguesa sobre o consumo de sal, e suas consequências diretas na saúde, através de um estudo de intervenção integrado no Programa Menos Sal Portugal.

Este estudo, com uma abordagem inédita no nosso país, visa avaliar o impacto dos hábitos de consumo de sal na saúde dos portugueses e traçar as melhores estratégias de intervenção para reduzir o consumo de sal – sem retirar o sabor dos alimentos - e promover estilos de vida mais saudáveis.

Após visitas de avaliação inicial e de recrutamento, que apuraram se os candidatos cumpriam os critérios de inclusão para integrarem o estudo científico, 231 participantes já realizaram a primeira visita de intervenção. Os participantes estão motivados e cooperantes com o protocolo do estudo, que implica a realização de medições e análises clínicas que permitem avaliar a evolução do impacto na saúde da redução do consumo de sal. Manifestaram interesse em compreender e aplicar no seu dia a dia os ensinamentos dos conteúdos de promoção de hábitos de vida saudáveis veiculados em consulta.

Esta primeira visita de intervenção permitiu, ainda, aos investigadores traçarem a caracterização da amostra: participantes maioritariamente do sexo feminino, as idades variam entre os 21 e os 70 anos de idade - sendo a média de idades de 44 anos e a maioria tem excesso de peso ou obesidade” refere Conceição Calhau, investigadora neste estudo.

A conclusão do Estudo está prevista para finais de Setembro, onde os investigadores esperam encontrar melhorias na saúde dos participantes e promover medidas que visem a redução do consumo excessivo de sal. Pretendem também que alterações de comportamentos, com benefícios para a saúde, se instalem quer nos voluntários e respetivos agregados familiares, quer em toda a população.

A coordenação deste estudo de intervenção integrado no Programa Menos Sal Portugal, está a cargo de Conceição Calhau, Professora da NOVA Medical School, Investigadora do CINTESIS e Coordenadora da Unidade Universitária de Lifestyle Medicine da CUF e de Jorge Polónia, Professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Investigador do CINTESIS, Médico Especialista em Medicina Interna e Hipertensão Arterial do Hospital CUF Porto, Membro da Direção da Sociedade Europeia da Hipertensão.

Relatório Primavera: verdades e consequências
Editorial
Rui Nogueira
Relatório Primavera: verdades e consequências

“Ó Costa aguenta lá o SNS” foi o pedido de António Arnaut em maio do ano passado, poucos dias antes de nos deixar. Mas o estado da saúde em Portugal está mal ou bem ou vai indo? Está melhor ou pior? O SNS dá as respostas úteis às necessidades de saúde da população? O Relatório de Primavera ajuda a fazer interpretações fundamentadas.

news events box

Mais lidas

Has no content to show!