Jornal Médico Grande Público

Viaturas do Instituto de Socorros a Náufragos com desfibrilhador pela primeira vez
DATA
31/05/2019 15:12:33
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Viaturas do Instituto de Socorros a Náufragos com desfibrilhador pela primeira vez

As 28 viaturas do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) para a época balnear de 2019, foram entregues no dia 30 de maio, no âmbito do projeto “SeaWatch”, nas instalações da Marinha, em Lisboa.

Pela primeira vez, estes veículos estão equipados com um desfibrilhador automático externo que completa os equipamentos de suporte básico de vida.

Os utilizadores das viaturas são militares da Marinha, habilitados com os cursos de nadador-salvador, condução de veículos todo-o-terreno e oxigenoterapia, aptos para desafios difíceis.

O projeto “SeaWatch” efetuou 342 intervenções em 2018, possibilitando o salvamento de 51 veraneantes, 271 assistências de primeiros socorros e 20 buscas com sucesso a crianças perdidas.

Desde o início do projeto, estimam-se que os veículos tenham percorrido cerca de 280 mil quilómetros por cada época balnear (sobretudo em praias não vigiadas), tendo contribuído para mais de 1600 salvamentos de vidas humanas.

Criado em 2011, o projeto “SeaWatch” é resultado da parceria entre o Instituto de Socorros a Náufragos, a Volkswagen Veículos Comerciais, o Volkswagen Financial Services e os Concessionários da marca e tem como objetivo promover a segurança nas praias de Portugal, através da cedência de 28 Volkswagen Amarok preparadas para missões de busca, salvamento e patrulhamento das praias. Este ano a BP Portugal associa-se pela primeira vez à iniciativa.

Relatório Primavera: verdades e consequências
Editorial
Rui Nogueira
Relatório Primavera: verdades e consequências

“Ó Costa aguenta lá o SNS” foi o pedido de António Arnaut em maio do ano passado, poucos dias antes de nos deixar. Mas o estado da saúde em Portugal está mal ou bem ou vai indo? Está melhor ou pior? O SNS dá as respostas úteis às necessidades de saúde da população? O Relatório de Primavera ajuda a fazer interpretações fundamentadas.

news events box

Mais lidas

Has no content to show!