Jornal Médico Grande Público

Novo Hospital CUF Sintra abre portas
DATA
04/06/2019 11:05:19
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Novo Hospital CUF Sintra abre portas

O Hospital CUF Sintra abre ao público esta segunda-feira, com uma ampla oferta de cuidados de saúde à população do concelho de Sintra.

Com uma área de 5.000 m2 e dois pisos, o novo hospital dispõe de consultas de mais de 32 especialidades médicas e cirúrgicas, exames, e ainda Atendimento Médico Permanente disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano.

O novo hospital, que substitui a Clínica CUF Sintra que nasceu em 2014, vem reforçar a complexidade e a diferenciação dos cuidados de saúde prestados pela rede CUF às populações do concelho de Sintra e zonas limítrofes. A nova unidade hospitalar dispõe de 42 gabinetes de consulta, 15 salas de exames e seis gabinetes de atendimento médico permanente (adulto e pediátrico).

Assumindo o compromisso de oferecer um serviço médico de excelência, o Hospital CUF Sintra está equipado com um conjunto de novas tecnologias em Imagem Médica, nomeadamente uma Ressonância Magnética 1.5 Tesla, uma TAC 128 cortes, com controlo de dose de radiação, que permite a realização de exames cardíacos, além das habituais TAC, e um Mamógrafo de última geração com Tomossíntese, para uma maior acuidade diagnóstica. O hospital dispõe ainda de Análises Clínicas, Raio X e Ecografia.

A partir desta segunda-feira, dia 3 de junho, entram em funcionamento as Consultas, Imagiologia, Patologia Clínica (Análises clínicas) e outros exames de especialidades, assim como os tratamentos de enfermagem e o atendimento médico permanente. Os restantes serviços, nomeadamente Bloco Operatório, Exames Especiais, Internamento - com uma capacidade até 58 camas - Unidade de Cuidados Intermédios, Hospital de Dia Oncológico, Medicina Dentária e Medicina Física e Reabilitação abrirão no início de 2020.

O Hospital CUF Sintra assegura, nesta fase de abertura, a criação de mais de 300 postos de trabalho qualificados, estando previstos, até ao final de 2020, um total de mais de 500 empregos diretos. O novo Hospital CUF Sintra representa um investimento de mais de 38 milhões de euros e é mais um passo no desenvolvimento e expansão da rede nacional de hospitais e clínicas CUF.

Relatório Primavera: verdades e consequências
Editorial
Rui Nogueira
Relatório Primavera: verdades e consequências

“Ó Costa aguenta lá o SNS” foi o pedido de António Arnaut em maio do ano passado, poucos dias antes de nos deixar. Mas o estado da saúde em Portugal está mal ou bem ou vai indo? Está melhor ou pior? O SNS dá as respostas úteis às necessidades de saúde da população? O Relatório de Primavera ajuda a fazer interpretações fundamentadas.

news events box

Mais lidas