Especialistas reunidos em Lisboa para debater insuficiência cardíaca
DATA
04/06/2019 11:06:20
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Especialistas reunidos em Lisboa para debater insuficiência cardíaca

A Fundação Portuguesa de Cardiologia vai promover um simpósio científico subordinado ao tema “Insuficiência cardíaca, dislipidemias e aterosclerose”.

A iniciativa decorre no dia 7 de junho, entre as 9h e as 17h, no VIP Executive Entrecampos Hotel & Conference, em Lisboa.

A insuficiência cardíaca vai estar em destaque neste simpósio pela voz de vários especialistas nacionais nesta área que irão debater aspetos relacionados com esta patologia, nomeadamente a restrição hidro-salina, atividade física, qualidade do sono, avaliação do risco pré-operatório, atividade sexual, orientações para viagens, otimização medicamentosa e cuidados paliativos.

Ainda dedicado à insuficiência cardíaca, haverá um painel sobre a doença e função sistólica reduzida, o doente idoso e a proteção cardiovascular com antidiabéticos orais.

 Para além da insuficiência cardíaca, o programa conta ainda com vários painéis dedicados a outras temáticas como, por exemplo, a fibrilhação auricular, morte súbita, apneia do sono, dislipidemia e aterosclerose.

DESconfinar sem DISconfinar: Um desafio para inovar e aproveitar a oportunidade
Editorial | Rui Nogueira, Médico de Família e presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
DESconfinar sem DISconfinar: Um desafio para inovar e aproveitar a oportunidade
Depois de três meses de confinamento é necessário aceitarmos a prudência de DES”confinar sem DISconfinar. Não vamos querer “morrer na praia”! As aprendizagens da pandemia Covid-19 são uma ótima oportunidade para acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. O estado de emergência e o estado de calamidade ensinaram-nos muito! É necessário desconfinar o centro de saúde com uma nova visão e reinventar o conceito com unidades de saúde aprendentes e inovadoras.

Mais lidas