Tertúlia sobre “Sobressaltos e Sucessos do SNS ao longo de 40 anos” reuniu ex-ministros
DATA
04/06/2019 11:08:06
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Tertúlia sobre “Sobressaltos e Sucessos do SNS ao longo de 40 anos” reuniu ex-ministros

Realizou-se no passado dia 30 de maio a quarta tertúlia do ciclo de Tertúlias SPGS. O tema escolhido foi “Sobressaltos e Sucessos do SNS ao longo de 40 anos” e a sessão contou com as intervenções de Maria de Belém Roseira, Adalberto Campos Fernandes e José Miguel Boquinhas.

Decorreu na Sala de Conferências da Secção Regional Sul da Ordem dos Médicos, em Lisboa, e contou com a presença do presidente desta secção, Alexandre Lourenço, que reforçou a pertinência das sessões, “sobretudo para discutir o Serviço Nacional de Saúde”.

Maria de Belém Roseira, ex-Ministra da Saúde, iniciou a sessão, falando um pouco da história do SNS, que “surgiu de uma união e sinergia entre Ministérios”. “Fizemos muito porque investimos em formação médica nos melhores centros do mundo”, lembrou, reforçando: “o SNS existe para servir as pessoas e não a si próprio, mas para o fazer tem de tratar bem os seus Recursos Humanos, e o Estado não sabe tratar bem as pessoas e estas coisas têm de ser discutidas para que as coisas se aperfeiçoem e não haja um preço muito alto a pagar”.

Adalberto Campos Fernandes, ex-Ministro da Saúde, defendeu que é “importante olhar o passado”, justificando: “temos uma história de sucessos, deixemo-nos de lamúrias. Os portugueses reveem-se na verdade. Há 40 anos conseguimos construir um regime democrático, integrar a União Europeia em construção. Hoje o país cresce mais que a média da UE, o que significa que tem uma capacidade enorme de se erguer”. José Miguel Boquinhas, ex-Secretário de Estado da Saúde, apresentou alguns aspetos positivos e negativos do SNS.

A moderar a sessão esteve o Dr. Lino Rosado, Presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Gestão de Saúde.

No final, o Presidente da Direção da SPGS, Miguel Sousa Neves, sublinhou a intenção de continuar este ciclo de tertúlias que tem colocado vários intervenientes na área da Saúde em discussão. A próxima irá decorrer no Porto.

Serviço Nacional de Saúde – 40 Anos
Editorial | Jornal Médico
Serviço Nacional de Saúde – 40 Anos

Reler as origens do Serviço Nacional de Saúde ajuda a valorizar o presente e pode ser uma forma de aprender para investir no futuro com melhor fundamentação

Mais lidas