Peritos debatem ensaios clínicos nos PALOP
DATA
05/06/2019 12:59:49
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Peritos debatem ensaios clínicos nos PALOP

O projeto BERC-Luso (Biomedical Ethics and Regulatory Capacity Building Partnership for Portuguese-Speaking African Countries) organiza esta quinta-feira, dia 6 de junho, no auditório do INFARMED, em Lisboa, o Simpósio “As melhores práticas internacionais em matéria de investigação clínica: uma parceria com Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa”.

O evento conta com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que fará uma preleção sobre “Os requisitos ético-legais da investigação biomédica”. A intervenção do membro do Governo precede a realização de um painel com os embaixadores dos países africanos parceiros do projeto.

A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro e secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, têm igualmente presença confirmada na sessão de abertura do simpósio.

O evento integra-se no primeiro de cinco Programas de Ação do projeto BERC-Luso, intitulado “Legislação”. No primeiro painel de debate do simpósio uma equipa constituída por juristas de cada país apresentará a legislação vigente em cada país parceiro relativamente às competências e funcionamento das Comissões de Ética e Autoridades Regulamentares do Medicamento, comparando com as boas práticas internacionais.

Isolamento social com apoio de proximidade e em segurança
Editorial | Jornal Médico
Isolamento social com apoio de proximidade e em segurança

O futuro tem hoje 5 dias! Inacreditável! Quem é que tem agenda para mais de 5 dias? A pandemia COVID-19 alterou profundamente a vida quotidiana, a prestação de cuidados de saúde e a organização dos serviços de saúde está totalmente alterada. O isolamento social é a orientação primordial de confrontação da pandemia. Mas é necessário promover o apoio de proximidade essencial e aprender a fazê-lo em segurança.

Mais lidas