Oeiras investe 120 mil euros em cuidados de saúde primários
DATA
11/06/2019 10:54:21
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Oeiras investe 120 mil euros em cuidados de saúde primários

A Câmara Municipal de Oeiras, no distrito de Lisboa, anunciou um investimento de 120 mil euros, durante três anos, no projeto Quiosque da Saúde, que visa melhorar o acesso da população a cuidados de saúde primários (CSP).

O presidente da autarquia, Isaltino Morais, citado numa nota, explicou que “a ideia não é substituir o Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas, sim, atuar em complementaridade”, de modo a facilitar o acesso dos cidadãos “aos CSP e ajudando na prevenção da doença”.

De acordo com o autarca do movimento Inovar Oeiras de Volta, os utentes serão encaminhados para o centro de saúde ou hospital, sempre que se justificar.

O Quiosque da Saúde vai ser inaugurado no próximo dia 15 de junho, pelas 10 horas, na freguesia de Carnaxide, em frente ao Pavilhão Carlos Queiroz, no concelho de Oeiras. O projeto vai oferecer a avaliação da tensão arterial, a avaliação da glicemia capilar, o apoio na gestão da terapêutica diária dos doentes crónicos, a retirada de pontos de sutura e outros.

DESconfinar sem DISconfinar: Um desafio para inovar e aproveitar a oportunidade
Editorial | Rui Nogueira, Médico de Família e presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
DESconfinar sem DISconfinar: Um desafio para inovar e aproveitar a oportunidade
Depois de três meses de confinamento é necessário aceitarmos a prudência de DES”confinar sem DISconfinar. Não vamos querer “morrer na praia”! As aprendizagens da pandemia Covid-19 são uma ótima oportunidade para acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. O estado de emergência e o estado de calamidade ensinaram-nos muito! É necessário desconfinar o centro de saúde com uma nova visão e reinventar o conceito com unidades de saúde aprendentes e inovadoras.

Mais lidas