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Myos lança campanha nacional de sensibilização sobre fibromialgia
DATA
11/06/2019 11:04:27
AUTOR
Jornal Médico
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Myos lança campanha nacional de sensibilização sobre fibromialgia

A Associação Myos lança este mês uma campanha com o objetivo de sensibilizar os doentes, familiares, profissionais de saúde e comunidade em geral para o estigma associado a viver com fibromialgia, uma doença considerada invisível, mas cujo sofrimento é real.

Em comunicado enviado às redações, a Myos alerta para a “falta de informação, de apoio e de compreensão, que leva os doentes a isolarem-se e a lidar sozinhos com os desafios inerentes ao viver com fibromialgia, o que pode causar algumas alterações emocionais e consequentemente um agravamento de alguns sintomas da doença”. Por outro lado, alerta a associação, “o desconhecimento sobre a doença, ainda leva a que muitos doentes não tenham sequer o seu diagnóstico de fibromialgia, pois também não sabem a que médicos podem recorrer para um diagnóstico e acompanhamento adequados”.

Após diagnóstico muitos doentes não sabem onde procurar informação sobre a sua doença e sobre estratégias que os ajudem a gerir a doença e a viver com mais qualidade de vida, pelo que o papel da Myos se torna muito importante como fonte de apoio e de informação para todos os doentes com fibromialgia, tal como para os seus familiares e para os profissionais de saúde, pode ler-se na nota.

“Já foi comprovado que a educação dos doentes é fundamental para o seu controlo terapêutico sendo referido como um dos pilares essenciais no acompanhamento destes doentes. A experiência mostra-nos que o prognóstico é, muitas vezes, mais favorável para os doentes com mais informação, conhecimentos de como gerir a sintomatologia no dia-a-dia e com maior apoio dos familiares, amigos, patrões e colegas de trabalho”, avança a Myos.

Com a campanha agora lançada, a Myos pretende chamar a atenção para a necessidade de prevenir o isolamento e fomentar a educação destes doentes de forma a melhorar a sua qualidade de vida, tal como ao mesmo tempo pretende diminuir o estigma relacionado com a fibromialgia, uma doença invisível, mas real para todos os que vivem com a mesma.

No referido comunicado, a associação esclarece que “com esta campanha queremos chegar a mais doentes, familiares e profissionais de saúde, que vivem nas mais diversas regiões de Portugal Continental e Ilhas, através da distribuição de cartazes em farmácias, hospitais, nomeadamente nos serviços de reumatologia, centros de saúde, clínicas e juntas de freguesia. Com estes cartazes estaremos a dar visibilidade à doença, diminuindo o estigma a ela associado e a mostrar a todos os doentes que não estão sozinhos e que podem contar com o apoio da Myos”.

A campanha conta com o apoio científico do Ministério da Saúde, do Serviço Nacional de Saúde e da Sociedade Portuguesa de Reumatologia e tem como apoios institucionais a Associação Nacional de Farmácias e a agência de comunicação Círculo Médico.

Relatório Primavera: verdades e consequências
Editorial
Rui Nogueira
Relatório Primavera: verdades e consequências

“Ó Costa aguenta lá o SNS” foi o pedido de António Arnaut em maio do ano passado, poucos dias antes de nos deixar. Mas o estado da saúde em Portugal está mal ou bem ou vai indo? Está melhor ou pior? O SNS dá as respostas úteis às necessidades de saúde da população? O Relatório de Primavera ajuda a fazer interpretações fundamentadas.

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