Jornal Médico Grande Público

Inauguração da USF Mónicas
DATA
24/06/2019 11:01:11
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Inauguração da USF Mónicas

O presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco, vai acompanhar Raquel Duarte, Secretária de Estado da Saúde, na inauguração da Unidade de Saúde Familiar Mónicas, em Lisboa.

A cerimónia vai decorrer a 24 de junho, pelas 16H00, na unidade de saúde da Travessa das Mónicas.

Aumentar a satisfação dos utentes, melhorando os circuitos e a qualidade da resposta dada são os objetivos major da equipa da USF Mónicas. Composta numa primeira fase por 6 médicos, 6 enfermeiros e 3 secretários clínicos, a muito curto prazo esta USF vai “crescer” e prestar cuidados de saúde a cerca de 13.500 utentes atualmente inscritos na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) das Mónicas.

A unidade que será inaugurada pela Secretária de Estado da Saúde vai funcionará todos os dias úteis, entre as 8 e as 20 horas, em instalações recentemente adaptadas.

A USF Mónicas está integrada no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lisboa Central. Este ACES tem cerca de 289 mil utentes inscritos e abrange uma área territorial correspondente a 12 freguesias do concelho de Lisboa, num total de 32,94 Km2.

O ACES Lisboa Central integra um total de 20 unidades funcionais: 13 Unidades de Saúde Familiar (USF), das quais 3 de modelo B; 4 Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP); uma Unidade de Saúde Pública (USP); uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP); uma Unidade de Medicina Dentária (UMD); uma Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC); e uma Unidade de Consulta de Doenças Sexualmente Transmissíveis\Centro de Aconselhamento e Deteção do VIH (DST/CAD).

Relatório Primavera: verdades e consequências
Editorial
Rui Nogueira
Relatório Primavera: verdades e consequências

“Ó Costa aguenta lá o SNS” foi o pedido de António Arnaut em maio do ano passado, poucos dias antes de nos deixar. Mas o estado da saúde em Portugal está mal ou bem ou vai indo? Está melhor ou pior? O SNS dá as respostas úteis às necessidades de saúde da população? O Relatório de Primavera ajuda a fazer interpretações fundamentadas.

news events box

Mais lidas